Goiás: dono do maior jabuticabal do país morre aos 97 anos
Antônio Batista da Silva fundou a Fazenda Jabuticabal, em que estão plantadas mais de 40 mil árvores da espécie
atualizado
Compartilhar notícia
O fundador do maior jabuticabal do país, Antônio Batista da Silva, morreu, na manhã desta sexta-feira (29/12), em Hidrolândia (GO), cidade a cerca de 38km da capital do estado.
De acordo com a família, Antônio Batista tinha 97 anos e quadro de saúde delicado e acabou falecendo de causas naturais. Neste sábado (30/12), será realizada missa, às 9h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima. O sepultamento ocorrerá em seguida.
A Fazenda Jabuticabal fica no distrito de Nova Fátima, município de Hidrolândia, região metropolitana de Goiânia. A propriedade comporta mais de 42 mil pés da árvore frutífera.
A fama do jabuticabal também se deve ao desafio lançado por Antônio Batista da Silva: quem comesse uma fruta de cada árvore da propriedade, em uma única visita, se tornaria dono da fazenda.
Quando a fazenda começou a receber visitantes, entre os anos 1970 e 1980, Antônio lançou o desafio durante uma reportagem da TV Globo. Mas até hoje ninguém conseguiu cumprir.
Os primeiros pés foram plantados em 1947, por Antônio, que era pedreiro e feirante, e sua esposa, Maria da Luz de Jesus, falecida em 2007. A produção se ampliou e foi industrializada.
A fazenda é aberta para visitação na temporada de jabuticabas, entre o início de setembro e meados de outubro.