metropoles.com

Goiás decreta emergência para gripe aviária, mesmo sem casos da doença

Documento permite que o estado de Goiás tenha acesso a recursos disponibilizados pelo governo federal para prevenir a doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra galinhas em granja - Metrópoles - Foto: Getty Images

Goiânia – O estado de Goiás estabeleceu situação de emergência zoossanitária para prevenção da gripe aviária. O decreto com medidas preventivas foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última quarta-feira (2/8), e vale por 180 dias. A medida permite que o estado tenha acesso a recursos disponibilizados pelo governo federal para a causa, mesmo sem registro de casos da doença, a situação de Goiás.

A orientação para a medida é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que recomendou que cada governador tomasse as mesmas providências. A União abriu crédito extraordinário de R$ 200 milhões no Orçamento de 2023 para o combate à doença. O dinheiro deve ser aplicado em medidas de conscientização, prevenção, monitoramento e combate a gripe aviária.

Algumas medidas de prevenção contra a doença haviam sido adotadas em Goiás, antes mesmo do decreto estadual para seguir determinações nacionais, como a proibição de criar aves ao ar livre sem as contenções por telas com dimensões adequadas. A Agrodefesa goiana também determinou o bloqueio de alojamentos com pendências de registro.

Foi determinado igualmente que esterco e cama de aviário passem por tratamento prévio. De acordo com a Agrodefesa, o não cumprimento das medidas em vigor e recomendadas pelo Serviço Veterinário Oficial gera penalidades.

O órgão ressalta também que casos suspeitos de gripe aviária devem ser comunicados por meio dos contato: 0800 646-1122 ou (62) 98164-1128, o último apenas para mensagens via WhatsApp.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?