Goiás: chuvas abrem cratera e trecho da BR-153 volta a ser interditado
Em decorrência das chuvas, parte do asfalto cedeu e provocou um enorme buraco no acostamento da pista na região metropolitana de Goiânia
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Trecho da BR-153, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, foi novamente interditado após estragos causados pelas chuvas no domingo (19/12). Uma cratera se formou no trecho entre o Anel Viário e a Avenida São Paulo, onde parte do asfalto cedeu no acostamento. Duas faixas da pista estão interditadas. É a segunda interdição da via em menos de 15 dias.
De acordo com a concessionária que administra o trecho, Triunfo Concebra, a erosão aconteceu após chuvas intensas registradas na região metropolitana de Goiânia no último domingo. As equipes da concessionária identificaram um recalque no pavimento do quilômetro 508 sentido Minas Gerais da rodovia BR-153.
Conforme avaliação preliminar das equipes técnicas da empresa, trata-se da acomodação do material utilizado dias atrás na recomposição do asfalto que havia sido danificado. Também em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Goiânia, no último dia 6 de dezembro a pista já havia sido interditada.
Equipes trabalham na recuperação do trecho. No entanto, ainda não há previsão para liberação total do ponto. O pior é que a previsão para a região é de mais chuva para os próximos dias.
Erosão recorrente
No início do mês de dezembro, a Defesa Civil interditou o mesmo trecho da BR-153, entre o Anel Viário e a Avenida São Paulo. A interdição se deu em decorrência de uma erosão nas proximidades do Córrego Santo Antônio que avançou e chegou até a pista no sentido Goiânia – Aparecida de Goiânia, no quilômetro 508 da rodovia.
De acordo com o órgão, a falha geológica causava risco de solapamento. No local onde o buraco se abriu houve perdas de solo, formando um processo erosivo de grandes dimensões que atingiu a via.