Goiás chega a 10% da população vacinada com 1ª dose contra Covid-19
Até o momento, cerca de 720 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante. Dessas, apenas 231 mil tiveram o reforço da vacina
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O estado de Goiás chegou a pouco mais de 10% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, cerca de três meses depois do início da vacinação. Segundo dados do painel on-line da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), com atualização em tempo real, na manhã deste domingo (18/4) tinham sido aplicadas 728.276 doses, referente à primeira, e 235.581, em relação à segunda.
De acordo com a pasta da Saúde, o total de doses aplicadas (951,7 mil) corresponde a 82% de 1,15 milhão de doses distribuídas. Em relação às vacinas, Goiás já recebeu 1.186.680 doses da Coronavac e outras 371.200 da AstraZeneca. Dessa forma, existem cerca de 400 mil doses na rede de frio da secretaria, parte delas reservadas para a dose de reforço.
Conforme os dados da pasta, até o momento, a população idosa foi a mais imunizada, com 526,4 mil pessoas vacinadas em primeira dose e, outras 138,6 mil, com a segunda. Já entre os profissionais de saúde, 156,9 mil receberam a primeira dose, enquanto 84,5 mil tomaram o reforço.
Os profissionais das forças de segurança que também foram incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 somam 9,8 mil que receberam a dose inicial e 647 com as duas. Isso corresponde a 40% do efetivo da ativa, que tem aproximadamente 24 mil servidores, entre policiais civis, militares, penais, bombeiros e outros.
Retomada
A Prefeitura de Goiânia retomou nesse sábado (17/4) a vacinação da primeira dose da vacina contra a Covid-19. Agora, podem se vacinar idosos a partir de 62 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou um novo cronograma de vacinação com programação já confirmada até a próxima terça-feira (20/4). Até lá, estão previstas aplicações de primeira e segunda doses, com atendimentos por ordem alfabética de grupos de idosos e agendamento para profissionais de saúde.
A SMS ressalta que as pessoas devem ficar atentas para os dias e horários específicos, uma vez que vários grupos de diferentes doses serão atendidos simultaneamente nos mesmos dias, em diferentes locais.
Suspensão
Na capital, a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 ficou temporariamente suspensa para o público em geral. Apenas trabalhadores da saúde com idade acima de 50 anos estavam sendo imunizados, por meio de agendamento.