Goiás: Caiado anuncia vacinação de professores até o fim de maio
Segundo o governo do estado, após a vacinação a expectativa é de retorno das aulas presenciais no segundo semestre
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A próxima categoria profissional a ser imunizada contra a Covid-19 em Goiás deve ser a dos professores, conforme anúncio do governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), nesta segunda-feira (26/4). Segundo ele, os profissionais da educação devem ser vacinados até o fim do mês de maio.
“Antes do final do mês de maio vocês já vão entrar na vacinação, para voltar a ter uma vida normal nas escolas no segundo semestre”, disse Caiado, durante assinatura de ordem de serviço em uma escola da rede pública da Goiás.
De acordo com o governo, com o avanço da imunização dos idosos, é possível contemplar novos grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde e as diretrizes previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). Trabalhadores da saúde, servidores da segurança pública e de salvamento, assim como das Forças Armadas, já foram contemplados.
De acordo com o painel on-line da Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), até o momento foram aplicadas 797.668 vacinas contra a Covid-19 referentes à primeira a dose. Já em relação à segunda dose, foram imunizadas 303.471 pessoas.
Goiás recebeu 1.665.280 doses de imunizantes, sendo 1.208.080 da Coronavac e 457.200 da AstraZeneca. Conforme pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as secretarias municipais de Saúde devem registrar, de forma obrigatória, as informações sobre as vacinas administradas no módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Covid-19).
Na madrugada do último dia 23/4, o governo de Goiás recebeu 107,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o que permitiu avançar na cobertura vacinal de idosos. O 14º lote enviado pelo Ministério da Saúde contém 86 mil unidades da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 21,4 mil da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. Das 107,4 mil vacinas recebidas, 86.055 são para a primeira dose e o restante, para segunda dose.
Categoria
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), a instituição vem cobrando a vacinação dos profissionais desde o início da imunização. “O Sintego fiscalizará para que de fato todos os profissionais sejam imunizados antes de voltarem para as escolas. Nosso compromisso sempre foi esse e continuará sendo: volta presencial das aulas, somente mediante vacinação”, diz o sindicato.