metropoles.com

Goiás: Aparecida instalará 200 pontos de wi-fi para ampliar cobertura

Pontos de wi-fi serão instalados para possibilitar sinal de internet gratuita para população; disponibilização será gradativa em Aparecida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Franck/Unsplash
Roteador de internet
1 de 1 Roteador de internet - Foto: Franck/Unsplash

Goiânia – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, determinou a ativação dos hotspots, como são chamados os pontos de wi-fi. Por meio do programa Cidade Inteligente, 200 pontos de internet gratuita serão espalhados por diferentes regiões do município.

Segundo o prefeito da cidade, Gustavo Mendanha, a proposta é oferecer à população do município acesso à internet e universalizar o acesso aos serviços prestados pelo município no ambiente também online.

“Esse que esse é um processo longo que vai ser feito a vários passos e, aliás, tudo que envolve tecnologia é um processo contínuo. Os pontos de hotspots livres irão beneficiar a população, principalmente, àquelas pessoas que tem dificuldades de terem acesso à internet por não ter condições financeiras de arcar, com entretenimento, cultura e educação”, destacou Mendanha.

Conforme o secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonathan Medeiros, os pontos de wi-fi gratuitos serão ativados de forma escalonada, nas próximas semanas. A expectativa da pasta é que, até o fim de abril, todos os 200 hotspots já estejam em funcionamento.

“A instalação será gradativa, mas a população terá a oportunidade de acessar 250 mil acessos simultâneos por toda a cidade com a internet. Grande proporção, alta resolução e acima de tudo, acessibilidade para as pessoas, transformando Aparecida em uma cidade digital e inteligente”, salientou o secretário.

Investimento

Com investimento superior a R$ 50 milhões, a Prefeitura de Aparecida estruturou o programa Cidade Inteligente instalando, também, mais de 750 quilômetros de fibra óptica e quase 3 mil câmeras de videomonitoramento – 650 delas de alta definição, equipadas com inteligência artificial e leitura facial-, para ajudar na vigilância do movimento nas ruas e praças, e nos prédios públicos do município.

“Eu fico muito feliz de que a tecnologia tem sido utilizada como meio para facilitar as vidas das pessoas. Nós temos base contínua aqui na cidade, a desburocratização, e de alguma forma, a tecnologia tem condição de proporcionar isso. Essa foi uma meta que estipulamos desde o início do nosso mandato, e que nós estamos mês após mês tendo conquista, esta veio somar a mais uma conquista para nossa população aparecidense”, reiterou o prefeito Gustavo Mendanha.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?