metropoles.com

Goiânia vacina idoso de 80 anos ou mais a partir desta 6ª; veja locais

A inclusão de faixa etária menos idosa na capital foi possível após a chegada de novas doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca a Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Schmidt/Metrópoles
vacinação de idosos em goiânia, drive-thru
1 de 1 vacinação de idosos em goiânia, drive-thru - Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Começa nesta sexta-feira (25/2), a vacinação dos idosos com mais de 80 anos na capital goiana. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, cerca de 9 mil pessoas devem receber as doses, a partir do lote da vacina AstraZeneca recebido da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta quinta-feira (25/2).

Para evitar aglomerações, a logística da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), compreende a aplicação em sete pontos de vacinação, cinco escolas municipais e dois pontos drive-thru, e seguindo ordem alfabética. O atendimento será das 8h às 17h, e o cronograma prevê o fim da etapa já neste sábado (27/2).

Para vacinar, não é necessário agendamento prévio. No ato, o idoso deve apresentar cópias do CPF e comprovante de endereço.

Veja como será a organização:

esquema vacinacao goiania

Novas doses

Segundo informações da Prefeitura de Goiânia, das 25.500 doses recebidas, 16 mil são da vacina Coronavac, do Instituto Butantã. Esse quantitativo será utilizado para garantir a segunda dose do imunizante para idosos a partir dos 84 anos e também acamados com idade a partir dos 60. As demais doses, são da AstraZeneca, que será aplicada como 1ª dose a partir desta sexta (26/2).

6 imagens
Vacinação de idosos acima dos 80 anos começa nesta sexta (26/2) em Goiânia
Vacinação na capital goiana também está funcionando no sistema drive-thru
Drive-thru da vacinação no campus da PUCGO, em Goiânia
Boa parte das cidades goianas avançou na vacinação da população mais idosa
Geraldo Camargo, de 86 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados em Goiânia
1 de 6

Enfermeira prepara vacina para aplicação em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 6

Vacinação de idosos acima dos 80 anos começa nesta sexta (26/2) em Goiânia

Divulgação/Prefeitura de Goiânia
3 de 6

Vacinação na capital goiana também está funcionando no sistema drive-thru

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 6

Drive-thru da vacinação no campus da PUCGO, em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 6

Boa parte das cidades goianas avançou na vacinação da população mais idosa

Vinicius Schmidt/Metrópoles
6 de 6

Geraldo Camargo, de 86 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Balanço

Até o momento, 83.369 doses da vacina foram aplicadas em Goiânia. Foram atendidos profissionais da saúde e idosos de três grupos. Ainda está em andamento, a imunização da segunda dose em profissionais da saúde e idosos institucionalizados.

Testagem

Também nesta sexta (26/2), a Prefeitura de Goiânia fará a testagem de antígeno da região da 44, polo varejista da capital. De acordo com a administração municipal, os testes serão feitos na modalidade pedestre, das 8 às 15 horas, em frente à entrada 10 do Shopping Mega Moda, no Setor Norte Ferroviária. A ação tem como objetivo monitorar a área que tem grande fluxo de pessoas.

Serão disponibilizados dois mil testes, cujo material é coletado pelo nariz com hastes flexíveis (swab). O resultado fica pronto em cerca de 20 minutos. Podem fazer o exame pessoas acima dos 12 anos que não apresentam sintomas. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de saúde ou agendas um coleta domiciliar na Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19 pelos telefones (62) 3524-6305 (whatsapp) ou (62) 3267-6123.

A testagem ampliada da população começou em Goiânia em agosto do ano passado. No total, 127.379 pessoas já foram testadas, sendo que 14.852 tiveram resultado positivo para a Covid-19, representando 11,7%.

Aparecida de Goiânia

Já em Aparecida de Goiânia, segunda maior cidade do Estado e localizada na região metropolitana da capital, a vacinação contra a Covid-19 foi ampliada para o grupo de idosos acima dos 75 anos e também começa nesta sexta-feira (26/2). Com a chegada de um novo lote de vacinas em Goiás, o município recebeu 4,5 mil doses, duas mil da Coronavac e 2,5 mil da AstraZeneca. O município recebeu ainda 3,8 mil doses da Coronavac para aplicação naqueles que foram vacinados em meados de fevereiro.

Os interessados na vacinação sem agendamento devem procurar os postos de vacinação drive-thru, na Cidade Administrativa do município ou no Centro de Especialidade, das 8 às 19 horas. Para os que preferem agendar a imunização nos postos de saúde, a ferramenta está disponível no site da Prefeitura de Aparecida e nas lojas de aplicativos com sistema Android. Nesse caso, a vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Andrade Reis.

O prefeito da cidade manifestou interesse em comprar mais doses da vacina. “À medida que chegarem novas remessas de doses ampliaremos a imunização para outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, se for possível, a Prefeitura irá comprar vacinas”, afirmou o Gustavo Mendanha (MDB).

Em Aparecida, foram 19.384 doses aplicadas. Destas, 15.174 pessoas receberam a primeira dose e 4.210 receberam a segunda dose. Os grupos atendidos foram profissionais da saúde, idosos e deficientes institucionalizados e idosos acamados.

Imunizantes

Uma nova remessa de Coronavac chegou ao Estado de Goiás no início da noite de quarta-feira (24/2). Os imunizantes foram recebidos pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), na Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SESGO), na capital goiana. Este foi o segundo lote de vacinas contra a Covid-19 anunciado pela administração estadual nesta quarta. Mais cedo já havia informada a chegada de 53 mil doses da AstraZeneca.

Em coletiva de imprensa, Caiado declarou que com as novas doses será possível atingir idosos até 78/79 anos de idade. Segundo ele, Goiás vai buscar dentro do orçamento e ao mesmo tempo reivindicar ao Ministério da Saúde, verbas extraordinárias para a aquisição de mais vacinas e seguir avançando nas faixas etárias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?