Goiânia terá reforço de militares do Exército na vacinação da Covid
Ao todo, serão 75 militares colocados à disposição do trabalho, a ser executado nos postos de atendimento da modalidade drive-thru
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Cerca de 75 militares do Comando de Operações Especiais (COpEsp), do Exército Brasileiro, localizado na capital goiana, estão à disposição da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia para ajudar na campanha de vacinação contra a Covid-19. O convite foi feito pela prefeitura da cidade e o trabalho deve ser iniciado nesta sexta-feira (30/4).
De acordo com informações da SMS, ao todo, serão três equipes, cada uma com 25 militares, que vão se revezar no atendimento à população no drive-thru do Estádio Serra Dourada. Compondo as equipes estão seis sargentos, com formação técnica em enfermagem, que auxiliarão na aplicação da doses. Os demais darão apoio na triagem das pessoas e balizamento dos veículos.
Segundo o secretário de saúde de Goiânia, Durval Pedroso, os miliares já receberam treinamento. “Os profissionais de saúde do Exército já receberam treinamento por parte da nossa equipe de imunização para aprimorar os procedimentos técnicos e de segurança necessários na aplicação da vacina e também na abordagem ao cidadão”, disse ele.
Já o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), acredita que a parceira entre a administração municipal e o Exército ajuda a levar esperança à população. “Somos muito gratos ao Comando de Operações Especiais pelo apoio nesse momento tão importante, momento de levar esperança para a população, com a aplicação da vacina contra essa doença que tem causado tanta dor”, declarou.
Para o oficial de comunicação do Comando de Operações Especiais, Major Navroski, a parceria é uma grande oportunidade. “O Exército Brasileiro sempre participou de missões que beneficiam os brasileiros e essa parceria com a prefeitura é mais uma oportunidade de ofertar a nossa mão amiga. É o Comando de Operações Especiais unindo esforços em apoio à sociedade goiana,” ressaltou o militar.
Novas doses
Na manhã de quinta-feira (29/4), uma remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Goiás. Desta vez, o lote com 161.200 mil doses de imunizantes é composto por 158 mil doses do consórcio Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), e 3,2 mil da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. É a 15ª remessa que chegou ao estado.
“Esperamos, com esta remessa, atingir 100% dos cidadãos com 60 anos de idade. Pretendemos ampliar as vacinações. Estamos agora, com este lote, com mais de 1.750 milhão de doses entregues e aplicadas em Goiás”, disse o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), durante a chegada dos imunizantes.