Goiânia segue com imunização contra Covid; veja quem pode se vacinar
Neste momento, imunização é direcionada a idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades (fase 1)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital goiana segue nesta terça-feira (18/5) com a aplicação da primeira dose em pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos, profissionais da saúde e idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham se vacinado.
Já a segunda dose com a vacina AstraZeneca será aplicada nos profissionais que, por algum motivo, estejam com atraso no reforço da vacina. Também segue a segunda dose da Coronavac para pessoas com 62 e 63 anos.
Veja as especificidades:
Pessoas com comorbidades
A campanha para pessoas com comorbidades continua em 13 unidades de saúde e seis escolas municipais. Enquadram-se nesta fase:
- Pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos;
- Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), de 18 a 59 anos;
- Gestantes e puérperas COM comorbidades a partir de 18 anos, desde que apresentando documentação que comprove a gestação, além de relatório médico comprovando a comorbidade. Necessário agendar pelo App Prefeitura 24 horas;
- Pessoas com comorbidades, de 18 a 59 anos;
- Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 18 a 59 anos.
Pessoas com comorbidades devem apresentar UM destes documentos: laudo médico com a indicação da comorbidade; formulário carimbado e assinado pelo médico; prescrição médica da vacinação com indicação da comorbidade ou relatório da equipe de atenção primária com a cópia do prontuário do paciente.
Gestantes ou puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) precisam apresentar cópia e original de relatório médico ou prescrição médica da vacina com a indicação da comorbidade.
O grupo deve agendar o atendimento através do app Prefeitura 24 horas em um dos postos indicados (clique para ver).
Idosos
A primeira dose para idosos com 60 anos ou mais e reforço da Coronavac em pessoas de 62 e 63 anos são aplicados em seis escolas municipais e na Área I da PUC para pedestres, sem agendamento. Para este grupo, os locais de vacinação são:
- Área I da PUC Goiás – R.235, 722 – Setor Leste Universitário
- Escola Municipal Franciso Matias – R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera
- Escola Municipal Coronel José Viana – Rua CM7 – St. Cândida de Morais
- Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros – Rua Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I
- Escola Municipal Lions Clube Bandeirante – Praça da Bandeira, 200, Qd. 30 – Bairro Goiá
- Escola Rotary Goiânia Oeste – Rua C-118, n. 389, Qd. 238, Lt.19 – Jardim América
- Escola Municipal Santa Helena – Av. Curitiba, 400 – Vila Paraíso
Profissionais da saúde com mais de 18 anos primeira dose
Para o recebimento da primeira dose, os profissionais da saúde com 18 anos ou mais devem realizar o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas. A vacinação ocorre exclusivamente no Shopping Cerrado.
Segunda dose para profissionais da saúde com mais de 18 anos
Estarão recebendo a segunda dose aqueles profissionais de saúde com mais de 18 anos que, por algum motivo, estejam com atraso no reforço da vacina, ou seja, que tenham ultrapassado o aprazamento indicado pelo laboratório. Esse grupo não precisa realizar o agendamento e são disponibilizadas quatro unidades de saúde APENAS para excepcionalidades.
Nesse caso, os profissionais serão imunizados nos seguintes locais:
- Cais Campinas – Rua P-30 esq. com P-26, Setor Dos Funcionários
- Ciams Urias Magalhães – Rua Guajajara, entre Ruas Caritos Madeiras e Paranaíba s/n, Setor Urias Magalhães
- Cais Bairro Goiá – Av. Santa Maria c/n Chácara Santa Rita – Bairro Goiá
- Cais Cândida de Morais – Av. Perimetral Norte esquina com MB 08 Qd. 09-B Lt. 01 S/Nº – Setor Cândida de Morais
Suspensão da vacina para grávidas sem comorbidades
Após uma orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 em grávidas sem doenças preexistentes foi suspensa. Para as gestantes e mulheres em pós-parto de até 45 dias, com comorbidades, a imunização segue normal, apenas com as vacinas da CoronaVac e Pfizer.
Na terça-feira (11/5), Goiânia já havia anunciado mudanças ao suspender a aplicação da vacina AstraZeneca neste grupo. Até então, o critério era apenas a gestação e idade acima de 18 anos.
Vacinação contra Influenza
A campanha de vacinação contra Influenza abrange idosos a partir de 60 anos e professores. As doses são aplicadas em 55 salas de vacinação, Área I da PUC Goiás e Sesc Faiçalville, sempre para pedestres. Ainda, foram disponibilizados dois drive thru (Shopping Passeio das Águas e Estádio Serra Dourada) para o atendimento ao grupo. Não é necessário agendar.
Idosos devem levar algum documento pessoal com foto e comprovante de endereço, enquanto professores precisam comprovar vínculo empregatício (contracheque ou contrato), além de documento pessoal com foto. Veja os locais de vacinação aqui.