Goiânia registra mais de 2 mil casos de Covid-19 em 24 horas
Capital goiana registrou 53 mortes no mesmo período; taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 97%
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Goiânia (SMS), divulgado nesta sexta-feira (26/3), a capital goiana registrou 2.038 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, com 53 óbitos. A taxa de ocupação de unidade de terapia intensiva está em 97%, com mais de 4 mil pessoas internadas.
Conforme o boletim, no total, são 130.302 casos confirmados da doenças, na última quinta-feira (25/3), o número era 128.264. Atualmente, pessoas 757 pessoas cumprem quarentena em casa, para o tratamento da doenças e, 4.804 estão internadas em UTIs. Os recuperados são 124.763 e as mortes chegaram a 3.444.
Apesar dos números assustadores em razão da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Goiânia, por outro lado, anunciou também que a capital superou a marca de 200 mil doses de vacinas aplicadas. “Cada dose representa a esperança de dias melhores”, diz a publicação da gestão municipal.
No sábado (27/3), a SMS ampliou a imunização para idosos a partir dos 67 anos. Para se vacinar, o idoso deve se cadastrar no aplicativo “Prefeitura 24 horas” e agendar o procedimento.
A SMS destaca a importância do agendamento da vacinação para evitar aglomerações, filas e também para a maior comodidade da população. Todos aqueles a partir de 18 anos, que fizerem o pré-cadastro no aplicativo, receberão um aviso no momento em que a vacina estiver disponível para o seu grupo.
“Com o aplicativo, pretendemos alcançar ainda mais pessoas, de uma forma segura, seguindo os protocolos de segurança de forma que não gere nenhum transtorno para a população”, ressalta o secretário de Saúde, Durval Pedroso.
Postos reduzidos
Para a vacinação que começa neste sábado (27/3), serão disponibilizados três postos drive-thru, das 8 às 17 horas. A estimativa é de que aproximadamente 7 mil pessoas sejam vacinadas.
Para receber o imunizante, o idoso deve apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Quem vai receber a segunda dose, deve levar ainda o comprovante da primeira.
Idosos acima de 80 anos de idade também devem realizar o agendamento para receberem a segunda dose. “Queremos deixar claro que o agendamento da segunda dose também deve ser feito pelo aplicativo. É muito importante que esses idosos tomem o reforço para assim garantir a imunização contra a doença”, alerta o superintendente em Saúde, Yves Mauro Ternes.
Confira os três postos na modalidade drive-thru disponíveis para vacinação:
- Shopping Passeio das Águas.
Endereço: Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1
Endereço: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário.
- Shopping Cerrado
Endereço: Av. Anhanguera, 10.790 – Setor Aeroviário
Expectativa
Desde a manhã desta sexta-feira (26/3), os goianienses estão na expectativa da publicação de um novo decreto, que determinará novas medidas para o enfrentamento da Covid-19, na capital goiana. Goiânia passou por 14 dias de atividades não essenciais suspensas e a previsão é de que haja um rodízio modular de atividades por região.
Uma coletiva para a divulgação das novas medidas chegou a ser anunciada, mas foi suspensa após reunião do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e demais entidades responsáveis pela tentativa de frear o contágio do coronavírus em Goiás.
Por meio de nota, a Prefeitura de Goiânia informou que recebeu novos dados epidemiológicos da pandemia e, por isso, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 estaria avaliando quais as novas medidas a serem adotadas no município.
“As decisões precisam ser analisadas em todos os aspectos para que se construa um equilíbrio entre a saúde pública e econômica da capital. As medidas atuais valem até domingo (28/3)”, diz a nota.