Goiânia mandará para fim da fila quem recusar fabricante de vacina
Decreto que penaliza quem recusar a vacina disponível ser assinado nos próximos dias pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos)
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O prefeito da capital goiana Rogério Cruz (Republicanos) informou, por meio de nota, que assinará nos próximos dias decreto que penaliza quem se recusar a tomar a vacina em razão do fabricante. Nesses casos, o indivíduo será enviado para o final da fila, ou seja, só será vacinado após a imunização da população geral com mais de 18 anos.
“Enquanto o poder público se esforça para garantir a imunização à população, cabe aos cidadãos, que tanto esperaram a resposta da ciência, darem suas cotas de participação para vencermos esta grave crise sanitária“, diz no comunicado.
A medida foi anunciada após sinal de alerta durante a vacinação no drive-thru do Shopping Passeio das Águas, nesta terça-feira (13/7). No momento, Goiânia imuniza pessoas com 39 anos ou mais, sem comorbidades, sem agendamento, além de alguns grupos prioritários, como gestantes e idosos, que por algum motivo ainda não se vacinaram.
Preocupação
De acordo com a secretária-executiva da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Luana Ribeiro, os dados sobre a recusa da vacina preocupam. Segundo ela, nesta terça-feira (13/7), o drive-thru do Shopping Passeio das Águas fechou às 16h e, das duas mil pessoas que pegaram senha para vacinação contra Covid-19, 346 recusaram a receber a dose da vacina programada pela prefeitura.
“Precisamos chamar a atenção da população para este fato, porque se trata de uma irresponsabilidade que tira o direito do outro de tomar a vacina, nesse momento tão importante. Fechamos o dia de hoje com 17,3% de recusa por causa do tipo da vacina”, disse Luana.
“Precisamos lembrar que todas as vacinas são eficazes, têm validação pelos nossos órgãos sanitários e eficácia comprovada para toda a população. A cobertura vacinal é o mais importante nesse momento. Precisamos ter o foco no coletivo, para que possamos juntos superar esse momento da pandemia. Isso não pode acontecer e medidas serão tomadas”, completou.
Maratona de vacinação
No último sábado (10/7), a prefeitura de Goiânia realizou uma maratona de vacinação contra Covid-19, que teve duração de 24 horas. No total, foram aplicadas 6,5 mil doses de imunizantes, o que baixou a faixa etária da imunização de 41 para 39 anos.
No site da Prefeitura, há um novo canal para agendamento. Além do aplicativo Prefeitura 24 horas, pré-cadastros e agendamentos podem ser realizados também pelo portal: www.goiania.go.gov.br.
Passos
Para utilizar o serviço de agendamento via web, a pessoa deve acessar o link disponível na página inicial do portal, inserir o CPF e a mesma senha usada para acessar o aplicativo Prefeitura 24 horas.
Caso ainda não tenha se cadastrado para acessar o aplicativo, é possível criar uma nova conta diretamente na página do serviço online. Para quem já fez o pré-cadastro pelo aplicativo, não é necessário realizar novo cadastramento, uma vez que o aplicativo e o site compartilham a mesma base de dados.
Se o cidadão estiver na faixa etária de imunização, o pré-cadastro fica verde e com agendamento liberado. Basta clicar no nome para escolher local, data e horário da vacinação.
Se o nome estiver sinalizado em vermelho, não será possível realizar o agendamento. Nesse caso, é preciso aguardar a liberação de novas doses de vacina ou, ainda, esperar o período de vacinação para sua faixa etária. O nome assinalado em azul indica que o agendamento já foi realizado.