metropoles.com

Goiânia inicia 2ª dose de vacina contra Covid-19 em 769 idosos

Prefeitura prevê concluir, em duas semanas, aplicação da segunda unidade da vacina no grupo prioritário, que inclui profissionais da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Idosa com medo de tomar a vacina em Goiânia
1 de 1 Idosa com medo de tomar a vacina em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Idosos institucionalizados e profissionais da saúde começaram a receber, nesta segunda-feira (15/2), a segunda dose de vacina contra a Covid-19, em Goiânia, 28 dias após a primeira dose.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que cumpre o prazo da segunda dose, informado na bula e que foi respaldado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Neste primeiro dia da segunda dose no grupo prioritário, 49 idosos devem ser receber a Coronavac, de acordo com previsão da SMS. Os trabalhos começaram, às 9h, no Abrigo São Vicente de Paulo, no Setor Americano do Brasil, na capital.

Previsão de duas semanas

A secretaria informa que, no total, 769 idosos receberam a primeira dose e a previsão é de que todos recebam a segunda dose da Coronavac  em cerca de duas semanas.

O superintendente de Vigilância em Saúde de Goiânia, Yves Mauro Ternes, explica que todos os idosos institucionalizados receberão a segunda dose da vacina, no prazo de 28 dias, conforme planejamento da secretaria.

“A gente vai imunizar conforme a sequência de vacinação da primeira dose”, afirma Ternes. “Quem está fazendo essa organização são os distritos [da SMS]”, acrescenta.

A secretaria informou que segunda aplicação da vacina Coronavac compreende 30.160 doses recebidas no dia 8/2.

De acordo com a pasta, a programação de imunização dos demais idosos institucionalizados, bem como profissionais de saúde vacinados em janeiro, segue ao longo da semana, obedecendo o intervalo necessário entre as duas aplicações.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedro, disse que a aplicação da segunda dose se faz necessária “para que haja a produção eficaz dos anticorpos”. “A partir dela, temos a segurança em afirmar que estas pessoas estão imunizadas”, afirmou.

A diretora do abrigo, Ana Carolina Aires, diz que a segunda dose é um alívio. “Com os idosos recebendo a segunda dose, ganhamos mais segurança, aliada aos cuidados que seguimos mantendo”, ressaltou.

Na imunização de janeiro, apenas os idosos do abrigo receberam a primeira dose, seguindo as medidas aplicadas na época.

Nesta segunda, os 35 funcionários do abrigo iniciaram a vacinação, pela qual aguardavam ansiosos. “Agora que iniciamos nossa imunização, ficamos mais tranquilos, uma vez que amplia a sensação de segurança para nós e os idosos”, disse Ana Paula.

Mais idosos vacinados

O secretário de saúde anunciou a perspectiva de ampliar a faixa etária dos idosos vacinados. “Existe uma perspectiva de cobrir os idosos a partir de 84 anos com a quantidade residual das doses aplicadas na semana passada”, ressaltou.

Pedroso explicou que a estratégia estava sendo definida em reunião entre secretarias estadual e municipal de saúde. Ao todo, cerca de 2.500 pessoas devem ser imunizadas com o novo plano.

O plano iniciado na semana passada, abrangendo idosos acamados de 60 anos ou mais e, também, com idade a partir de 85 anos, encerrou a semana com 12.059 pessoas imunizadas nos dois grupos.

Filas de carros

Na quarta-feira (10/2), conforme mostrou o Metrópoles, o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 85 anos em Goiânia foi marcado por filas de carros nos pontos de drive-thru estipulados pela prefeitura. Ao mesmo tempo, o movimento foi tranquilo e houve espaços vazios nos postos de vacinação para pedestres.

No dia anterior, a capital começou o atendimento a idosos acamados, que comemoraram a chegada da vacina.

De acordo com informe epidemiológico da SMS, nesta segunda-feira, Goiânia registra 106.850 casos de Covid-19 confirmados, 7.702 internação por causa da doença – 3.427 delas em unidade de terapia intensiva (UTI) – e 2.447 mortes por causa das complicações provocadas pelo coronavírus.

8 imagens
Antônio Ferreira de Souza, de 86 anos, sendo vacinado, em Goiânia, no primeiro grupo
Arlinda Luzia da Conceição, de 89 anos, precisou de ajuda para se tranquilizar e tomar a vacina. "Tenho (medo) demais", revelou ela
Geraldo Camargo, de 86 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados em Goiânia
Vacinação na capital goiana também está funcionando no sistema drive-thru
Drive-thru da vacinação no campus da PUCGO, em Goiânia
1 de 8

Profissional de saúde da Prefeitura de Goiânia carregando caixas de vacina

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 8

Antônio Ferreira de Souza, de 86 anos, sendo vacinado, em Goiânia, no primeiro grupo

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 8

Arlinda Luzia da Conceição, de 89 anos, precisou de ajuda para se tranquilizar e tomar a vacina. "Tenho (medo) demais", revelou ela

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 8

Geraldo Camargo, de 86 anos, foi um dos primeiros a serem vacinados em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 8

Vacinação na capital goiana também está funcionando no sistema drive-thru

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 8

Drive-thru da vacinação no campus da PUCGO, em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
7 de 8

Boa parte das cidades goianas avançou na vacinação da população mais idosa

Vinicius Schmidt/Metrópoles
8 de 8

Enfermeira prepara vacina para aplicação em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Aparecida de Goiânia

Em aparecida de Goiânia, na região metropolitana, todos os idosos acima de 80 podem receber aplicação da vacina na modalidade drive-thru. Eles devem ir de carro ou moto, e não precisam desembarcar do veículo.

O Metrópoles mostrou, no dia 4 de fevereiro, que idosos chegaram às 5h30 em vacinação que começou às 10h, na cidade.

Todos de carro, levados por filhos, genros e até motoristas de aplicativo, ficaram aguardando pela vez de receber a primeira dose da vacina Oxford/AztraZeneca.

Inicialmente, segundo a coordenadora de Imunização do município, Renata Cordeiro, foram disponibilizadas 5 mil doses no total e, à medida que novas remessas forem chegando, novos públicos serão contemplados.

Em Aparecida de Goiânia, o drive-thru funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, sem necessidade de agendamento, no pátio da Cidade Administrativa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?