metropoles.com

Goiânia impõe regra que manda quem escolhe vacina para final da fila

Prefeito da capital assinou decreto depois de saber que, de 2 mil pessoas que pegaram senha, 346 recusaram atendimento em stand de vacinação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia
1 de 1 Vacina sendo preparada para aplicação em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Novo decreto da Prefeitura de Goiânia, publicado nesta quinta-feira (15/7), oficializou regra para mandar ao final da fila de vacinação todas as pessoas que querem escolher a marca do fabricante antes de serem imunizadas e recusarem a aplicação de qualquer dose. Elas são conhecidas como “sommeliers de vacina”.

O decreto foi assinado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) depois de a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrar a situação no posto drive-thru em um shopping na região norte de Goiânia. De 2 mil pessoas que pegaram senha, 346 recusaram o atendimento no stand da vacinação.

Termo de recusa

De acordo com o decreto, os “sommeliers” deverão assinar um termo de opção de recusa no local de vacinação e esperar toda a população goianiense de 18 anos se vacinar para voltarem à nova triagem. Caso o selecionador de vacina também se recuse a assinar o documento, duas testemunhas que estiverem no local assinarão por ele.

O texto do decreto destaca que “aqueles que comparecerem aos locais de vacinação contra a Covid-19 e optarem por não receber a aplicação do imunizante que esteja sendo ofertado, estarão condicionados, automaticamente, a aguardar o cumprimento de todo o calendário do Plano Nacional de Imunização“.

CPF bloqueado

Para manter o controle, a SMS informou que o CPF do “sommelier” de vacina será bloqueado no aplicativo de agendamento e as equipes do posto drive-thru ficarão com a lista destas pessoas para fazer a consulta na hora.

A secretária-executiva da SMS, Luana Ribeiro, ressaltou que todas as vacinas são eficazes contra a Covid-19 e receberam validação pelos órgãos sanitários.

“Precisamos chamar a atenção da população porque se trata de uma irresponsabilidade que tira o direito do outro de tomar a vacina nesse momento tão importante”, destacou Luana Ribeiro.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Pessoni, afirmou que o decreto vai evitar ociosidade na agenda da vacinação e que uma pessoa ocupe uma vaga que não será utilizada, de fato.

De acordo com a SMS, 861.751 vacinas foram aplicadas na capital. Boletim epidemiológico da pasta informou, ainda, que Goiânia registrou 178.686 moradores contaminados com o coronavírus, com 5.564 mortes decorrentes da doença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?