Goiânia e Aparecida iniciam vacinação de crianças contra Covid
Na primeira etapa de vacinação pediátrica, duas maiores cidades goianas receberam, juntas, 12,8 mil doses do imunizante da Pfizer
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Crianças de 11 anos começaram a ser vacinadas contra a Covid-19 nesta segunda-feira (17/1) nas duas maiores cidades de Goiás. Nesta primeira etapa da vacinação infantil, a capital do estado e Aparecida de Goiânia aplicarão juntas 12,8 mil doses, seguindo cronograma por faixa etária, sem necessidade de receita médica ou agendamento.
Por orientação do Ministério da Saúde, as duas cidades goianas também iniciaram a imunização de crianças a partir de 5 anos que tenham deficiência permanente ou comorbidades ou que sejam indígenas e quilombolas.
O estudante Eduardo Leite, de 11 anos, foi uma das primeiras crianças que receberam a vacina contra a Covid-19, em Goiânia. Ele estava acompanhado do pai, o auditor Gledson Leite, de 44, no Centro Municipal de Vacinação (CMV), um dos 15 pontos da campanha de vacinação na cidade.
A vacina é mais uma forma de proteção da família do menino. No ano passado, ele, os dois irmãos, de 13 e 3 anos, e os pais testaram positivo para a doença.
“Foi complicado. Fiquei muito mal durante 10 dias. Minha esposa tinha tomado a primeira dose da Pfizer e, mesmo assim, pegou Covid. Meu filho mais velho ficou assintomático. O Eduardo perdeu olfato e paladar por um tempo, e o mais novo teve febre”, disse o pai. “Agora, a gente espera que a vacina seja liberada para todos”.
12,8 mil doses
Nesta primeira etapa, Goiânia recebeu 8,9 mil doses para aplicação em crianças de 5 a 11 anos, enquanto Aparecida de Goiânia tem 3,9 mil. Os imunizantes são da Pfizer, que ainda é o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação do grupo.
Conforme novas remessas do imunizante chegarem à cidade, as secretarias municipais de Saúde ampliarão a vacinação para outras idades, até os cinco anos. Não há previsão para os mais novos serem vacinados.
A Prefeitura de Goiânia informou que, até o dia 12 de fevereiro, todas as crianças de 5 a 11 anos já estarão liberadas para se vacinar. Na capital, os 15 pontos exclusivos para aplicação da vacina pediátrica funcionam, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h.
Vacinação em Goiânia
A seguir, veja cronograma para imunizar crianças, conforme idade decrescente, em Goiânia.
- De 17 a 19 de janeiro: crianças de 11 anos;
- De 20 a 22 de janeiro: crianças de 10 anos;
- De 24 a 26 de janeiro: crianças de 9 anos;
- De 27 a 29 de janeiro: crianças de 8 anos;
- De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças de 7 anos;
- De 3 a 5 de fevereiro: crianças de 6 anos;
- De 7 a 9 de fevereiro: crianças de 5 anos;
- De 10 a 12 de fevereiro: repescagem.
Os locais de vacinação em Goiânia são:
- Centro Municipal de Vacinação (CMV);
- Centro de Saúde Cidade Jardim;
- Ciams Novo Horizonte;
- UPA Novo Mundo;
- Unidade de Saúde da Família Goiânia Viva;
- Unidade de Saúde da Família São Francisco;
- Unidade de Saúde da Família Jardins do Cerrado IV;
- Unidade de Saúde da Família Leste Universitário;
- Unidade de Saúde da Família Parque Santa Rita;
- Unidade de Saúde da Família Jardim Guanabara I;
- Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu;
- Unidade de Saúde da Família Alto do Vale;
- Unidade de Saúde da Família Vila Mutirão;
- Unidade de Saúde da Família Boa Vista;
- Unidade de Saúde da Família Recanto das Minas Gerais.
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, a vacinação infantil ocorrerá em salas exclusivas ao público, na Central de Imunização, das 8h às 18h. Além disso, das 8h às 16h, o município aplicará a vacina pediátrica em seis unidades básicas de saúde (UBSs): Andrade Reis, Anhembi, Bairro Cardoso, Retiro do Bosque, Veiga e Jardim Olímpico.
De 20 de janeiro a 28 de fevereiro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia também visitarão 50 escolas públicas e privadas da cidade para a vacinação infantil contra Covid-19. A primeira instituição visitada será o Colégio Estadual Jardim Cascatas, principal escola da comunidade quilombola na cidade. A vacinação ocorrerá no dia 20, a partir das 8h30.
Exigências
Para receber o imunizante nos pontos de vacinação, é necessário que as crianças estejam acompanhadas de seu responsável legal. No caso de a criança ser levada por terceiros, é necessário que os pais ou responsáveis deem uma autorização para a vacina por escrito.
Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. Crianças com comorbidades ou deficiência, indígenas e quilombolas também precisam comprovar a condição.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital goiana tem 120 mil crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, e Aparecida de Goiânia, tem 58.545.