metropoles.com

Goiânia decide trocar AstraZeneca pela Pfizer para vacinar gestantes

Após recomendação da Anvisa, órgão de saúde anunciou troca do imunizante. Grávidas devem agendar a vacinação em um dos 12 locais disponíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Enfermeira prepara dose da vacina contra Covid-19 para imunizar idosa, em Goiânia
1 de 1 Enfermeira prepara dose da vacina contra Covid-19 para imunizar idosa, em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – Após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender o uso da vacina da AstraZeneca em gestantes, órgãos de saúde em Goiás já começaram a anunciar as mudanças. Em Goiânia, a vacinação das grávidas será feita, a partir desta terça-feira (11/5), com doses da vacina da Pfizer/BioNTech.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou nesta manhã que ainda não recebeu um comunicado oficial da Anvisa, mas decidiu impor a mudança, quando tomou conhecimento da recomendação. Em vídeo, a secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, esclareceu sobre a medida adotada.

Por serem do grupo prioritário, gestantes maiores de 18 anos devem agendar a vacinação no aplicativo Prefeitura 24 horas em uma das 12 unidades de saúde disponíveis. Nesses locais (veja lista abaixo), estão sendo aplicadas doses da vacina da Pfizer nesta terça e quarta-feira (12/5).

A regra também vale para puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que integram o grupo de comorbidades conforme o Plano Nacional de Vacinação (PNI). Todas aquelas, com idade entre 18 e 59 anos, estão liberadas para vacinação e devem apresentar documento que comprova a gestação, documento pessoal com foto, CPF e comprovante de endereço.

Luana explica que, após esta quarta-feira, um novo planejamento será feito para contemplar a demanda das gestantes e puérperas, mas que a orientação, no momento, segue sendo a de fazer o agendamento pelo aplicativo. Aquelas que já tinham agendado para locais distintos dos indicados nesta terça, devem cancelar e reagendar.

Veja os locais com aplicação de doses da Pfizer em Goiânia:

Distrito Leste
Upa Novo Mundo: Av. New York, 667-569 – Jardim Novo Mundo
Upa Chácara do Governador: Av Padre Monte, s/n Lotes 12, Rua L-13

Distrito Sudoeste
CSF Residencial Itaipu: Rua RI 9, 08 – Qd 107 – Residencial Itaipú
Ciams Novo Horizonte: Rua, Av. Eng. José Martins Filho, s/n – Vila Novo Horizonte

Distrito Noroeste
CSF Boa Vista: Av. dos Ipês, s/n – Boa Vista
CSF Novo Planalto: Rua Vm3c Qd 91 Lt 11 Setor Novo Planalto

Distrito Norte
CSF Jd Guanabara I: R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara

Distrito Oeste
CSF São Francisco: Tv. Buenos Aires, Lt 01 – S/n – São Francisco
CSF Vera Cruz II: Av. Leopoldo de Bulhões, s/n – Conj. Vera Cruz

Distrito Sul
UPA Jd América: Praça C-201, 2-82 – Jardim América

Distrito Campinas-Centro
CSF Leste Universitário: Rua 218 – Setor Leste Universitário
CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim

Nessas unidades de saúde estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas. Diante da decisão da Anvisa, a SMS  de Goiânia orienta as gestantes que chegaram a ser vacinadas com doses da AstraZeneca que fiquem atentas sobre reações pós-aplicação. Constatada alguma alteração, o médico deve ser consultado.

Na nota técnica divulgada na noite dessa segunda-feira (10/5), a Anvisa afirma que a orientação é de que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo PNI e que a orientação “é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinadas Covid em uso no país”.

5 imagens
Conforme a faixa etária é reduzida, a procura aumenta
Em Goiânia, Diran Chaves, de 68 anos, comemorou a vacinação: "Estou muito feliz! Estou tendo a oportunidade que muitos colegas meus não tiveram"
Campanha de vacinação contra Covid em Goiás
Estoque de vacina contra Covid em Goiânia
1 de 5

A procura pela vacina contra a Covid é grande na cidade

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Conforme a faixa etária é reduzida, a procura aumenta

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 5

Em Goiânia, Diran Chaves, de 68 anos, comemorou a vacinação: "Estou muito feliz! Estou tendo a oportunidade que muitos colegas meus não tiveram"

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 5

Campanha de vacinação contra Covid em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Estoque de vacina contra Covid em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Anápolis também segue recomendação

Em Anápolis (GO), que fica a 55 quilômetros de Goiânia, o órgão de saúde também anunciou a suspensão da vacinação de gestantes com doses da AstraZeneca, a partir desta terça-feira. A nota divulgada não informa sobre a continuidade da imunização com outras vacinas, como ocorrerá em Goiânia.

“Segundo a Anvisa, a administração (da AstraZeneca) em gestantes não está prevista na bula da vacina, o que significa que não há estudos científicos para este grupo. A suspensão será mantida até nova orientação do Ministério da Saúde, que também deverá se manifestar sobre a aplicação da segunda dose neste caso específico”, diz o texto da nota.

Em relação as puérperas, a Secretaria de Saúde de Anápolis frisa que não foi feita nenhuma recomendação específica e que, por isso, a vacinação continuará normalmente.

Doses da Pfizer em Goiás

Goiás já recebeu dois lotes de vacina da Pfizer, até então. No dia 4 de maio, chegaram 17.550 doses da vacina e, nesta terça-feira, chegaram mais 37.440. A orientação do governo é que todas sejam utilizadas na primeira aplicação.

Elas serão distribuídas, segundo o governador Ronaldo Caiado (DEM), para cinco municípios: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Trindade.

Até o momento, mais de 1 milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Goiás. Desse total, 528.479 já foram imunizadas com as duas doses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?