Goiânia decide trocar AstraZeneca pela Pfizer para vacinar gestantes
Após recomendação da Anvisa, órgão de saúde anunciou troca do imunizante. Grávidas devem agendar a vacinação em um dos 12 locais disponíveis
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender o uso da vacina da AstraZeneca em gestantes, órgãos de saúde em Goiás já começaram a anunciar as mudanças. Em Goiânia, a vacinação das grávidas será feita, a partir desta terça-feira (11/5), com doses da vacina da Pfizer/BioNTech.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou nesta manhã que ainda não recebeu um comunicado oficial da Anvisa, mas decidiu impor a mudança, quando tomou conhecimento da recomendação. Em vídeo, a secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, esclareceu sobre a medida adotada.
Por serem do grupo prioritário, gestantes maiores de 18 anos devem agendar a vacinação no aplicativo Prefeitura 24 horas em uma das 12 unidades de saúde disponíveis. Nesses locais (veja lista abaixo), estão sendo aplicadas doses da vacina da Pfizer nesta terça e quarta-feira (12/5).
A regra também vale para puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que integram o grupo de comorbidades conforme o Plano Nacional de Vacinação (PNI). Todas aquelas, com idade entre 18 e 59 anos, estão liberadas para vacinação e devem apresentar documento que comprova a gestação, documento pessoal com foto, CPF e comprovante de endereço.
Luana explica que, após esta quarta-feira, um novo planejamento será feito para contemplar a demanda das gestantes e puérperas, mas que a orientação, no momento, segue sendo a de fazer o agendamento pelo aplicativo. Aquelas que já tinham agendado para locais distintos dos indicados nesta terça, devem cancelar e reagendar.
Veja os locais com aplicação de doses da Pfizer em Goiânia:
Distrito Leste
Upa Novo Mundo: Av. New York, 667-569 – Jardim Novo Mundo
Upa Chácara do Governador: Av Padre Monte, s/n Lotes 12, Rua L-13
Distrito Sudoeste
CSF Residencial Itaipu: Rua RI 9, 08 – Qd 107 – Residencial Itaipú
Ciams Novo Horizonte: Rua, Av. Eng. José Martins Filho, s/n – Vila Novo Horizonte
Distrito Noroeste
CSF Boa Vista: Av. dos Ipês, s/n – Boa Vista
CSF Novo Planalto: Rua Vm3c Qd 91 Lt 11 Setor Novo Planalto
Distrito Norte
CSF Jd Guanabara I: R. Porto Alegre, 44 – Jardim Guanabara
Distrito Oeste
CSF São Francisco: Tv. Buenos Aires, Lt 01 – S/n – São Francisco
CSF Vera Cruz II: Av. Leopoldo de Bulhões, s/n – Conj. Vera Cruz
Distrito Sul
UPA Jd América: Praça C-201, 2-82 – Jardim América
Distrito Campinas-Centro
CSF Leste Universitário: Rua 218 – Setor Leste Universitário
CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, 350 – Cidade Jardim
Nessas unidades de saúde estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades, grávidas e puérperas. Diante da decisão da Anvisa, a SMS de Goiânia orienta as gestantes que chegaram a ser vacinadas com doses da AstraZeneca que fiquem atentas sobre reações pós-aplicação. Constatada alguma alteração, o médico deve ser consultado.
Na nota técnica divulgada na noite dessa segunda-feira (10/5), a Anvisa afirma que a orientação é de que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo PNI e que a orientação “é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinadas Covid em uso no país”.
Anápolis também segue recomendação
Em Anápolis (GO), que fica a 55 quilômetros de Goiânia, o órgão de saúde também anunciou a suspensão da vacinação de gestantes com doses da AstraZeneca, a partir desta terça-feira. A nota divulgada não informa sobre a continuidade da imunização com outras vacinas, como ocorrerá em Goiânia.
“Segundo a Anvisa, a administração (da AstraZeneca) em gestantes não está prevista na bula da vacina, o que significa que não há estudos científicos para este grupo. A suspensão será mantida até nova orientação do Ministério da Saúde, que também deverá se manifestar sobre a aplicação da segunda dose neste caso específico”, diz o texto da nota.
Em relação as puérperas, a Secretaria de Saúde de Anápolis frisa que não foi feita nenhuma recomendação específica e que, por isso, a vacinação continuará normalmente.
Doses da Pfizer em Goiás
Goiás já recebeu dois lotes de vacina da Pfizer, até então. No dia 4 de maio, chegaram 17.550 doses da vacina e, nesta terça-feira, chegaram mais 37.440. A orientação do governo é que todas sejam utilizadas na primeira aplicação.
Elas serão distribuídas, segundo o governador Ronaldo Caiado (DEM), para cinco municípios: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Trindade.
Até o momento, mais de 1 milhão de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Goiás. Desse total, 528.479 já foram imunizadas com as duas doses.