metropoles.com

Goiânia: app já agenda entrada de qualquer adulto na fila da vacina

Cadastro já está liberado para qualquer pessoa maior de 18 anos; nesta quarta (24/3), começa vacinação para idosos a partir dos 68 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Aplicativo Prefeitura 24 Horas, da Prefeitura de Goiânia
1 de 1 Aplicativo Prefeitura 24 Horas, da Prefeitura de Goiânia - Foto: Reprodução

Goiânia – Qualquer morador de Goiânia a partir dos 18 anos de idade já pode se cadastrar para entrar na fila da vacinação contra a Covid-19. O pré-agendamento está disponível no aplicativo para celular da Prefeitura de Goiânia, o Prefeitura 24 horas. Ele pode ser encontrado nas lojas de aplicativos dos aparelhos.

A administração já está preocupada em organizar a fila e se planejar. Isso ocorre, primeiro, em função da expectativa de liberação regular de novas vacinas por parte do Ministério da Saúde, conforme compromisso firmado.

Mas também tem a ver, em segundo lugar, com a possibilidade de compra das próprias vacinas por meio de um consórcio. Nesta terça (23/3), a Câmara de Vereadores autorizou o município a participar da aquisição de imunizantes.

Atualmente, os grupos que estão sendo vacinados ainda são os idosos. Mas a chegada de novas doses tem reduzido cada vez mais as faixas etárias. Para se ter ideia, depois de começar a vacinar nesta terça (23/3) a população a partir de 71 anos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adiantou que o agendamento para o público a partir de 68 já está sendo feito para que as doses possam ser aplicadas a partir desta quarta (24/4).

Cadastro

O serviço digital de agendamento foi disponibilizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), e de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). De acordo com as pastas, quando chegar o momento da vacinação, a pessoa cadastrada receberá uma mensagem por e-mail confirmando o local e o horário.

Para realizar o agendamento, será necessário ter login e senha de acesso ao aplicativo Prefeitura 24 horas e preencher o pré-cadastro clicando no ícone “Agendamento Vacina Covid-19”. Caso o cidadão se enquadre nos critérios de vacinação estabelecidos pela Plano Nacional de Imunização e esteja contemplado no cronograma do momento, será disponibilizada a tela de agendamento.

Será possível escolher data, hora e local de vacinação. Após o agendamento, o usuário receberá um e-mail de confirmação.

Caso ainda não tenha chegado o momento da pessoa ser vacinada, ela entra na fila de espera. O aplicativo avisará quando a vacinação estará disponível para a faixa etária do cadastrado.

Organização

Para o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, o aplicativo organiza o processo de vacinação, atende aos critérios de biossegurança e ainda permite que a SMS programe a ampliação de postos.

“Hoje estamos com nove postos de vacinação, sendo sete fixos e três na modalidade drive-thru, a partir de amanhã já serão 25 postos com a inclusão de 13 salas de vacinação em unidades de saúde e mais dois drives, um no Estádio Serra Dourada e outro no Shopping Eldorado”, pontua.

Os cidadãos que não tiverem condições de usar o aplicativo poderão se dirigir aos postos de vacinação espontaneamente, conforme cronograma, para serem vacinados.

6 imagens
Enfermeira prepara vacina para aplicação em Goiás
Antônio Ferreira de Souza, de 86 anos, sendo vacinado, em Goiânia, no primeiro grupo
Em Goiânia, paciente recebe vacina e acompanhante registra o momento
Em Goiânia, enfermeira aplica a dose da vacina e acompanhante do paciente registra o momento
Idosos estiveram entre os primeiros imunizados em Goiânia
1 de 6

Profissional de saúde da Prefeitura de Goiânia carregando caixas de vacina

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 6

Enfermeira prepara vacina para aplicação em Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 6

Antônio Ferreira de Souza, de 86 anos, sendo vacinado, em Goiânia, no primeiro grupo

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 6

Em Goiânia, paciente recebe vacina e acompanhante registra o momento

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 6

Em Goiânia, enfermeira aplica a dose da vacina e acompanhante do paciente registra o momento

Vinícius Schmidt/Metrópoles
6 de 6

Idosos estiveram entre os primeiros imunizados em Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Ampliação

Nesta terça-feira (23/3), a Prefeitura de Goiânia ampliou a faixa de vacinação contra Covid-19 para a população a partir de 71 anos. O fato ocorreu pela chegada de vacinas ao município. Ao todos, são mais 43,6 mil doses.

A organização dos grupos a partir de 71 anos para aplicação da primeira dose não segue ordem alfabética. Para atender a esse público, que é mais numeroso, as equipes nos nove locais de vacinação serão reforçadas e o horário estendido, indo das 8h da manhã às 18h.

Aqueles que forem tomar a primeira dose devem dirigir-se aos postos munidos de cópias dos documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço. Já as pessoas que irão receber o reforço precisam, além destes documentos acima, levar também o comprovante (cartão) de vacinação da primeira dose.

Compra de vacinas

A Prefeitura de Goiânia foi autorizada nesta terça-feira (23/3) a comprar vacinas contra a Covid-19. Em sessão presencial, a Câmara de Vereadores da capital goiana aprovou, com 31 votos favoráveis e nenhum contrário, o projeto que libera o município a integrar consórcio nacional de municípios para negociar os imunizantes.

Com isso, a cidade poderá buscar vacinas, junto ao consórcio, sem a intermediação do Governo Federal. Segundo o Executivo municipal, serão destinados R$ 55 milhões do Fundo Municipal de Saúde para a compra das vacinas, além de outros R$ 5 milhões repassados pela Câmara de Vereadores. 

Na ocasião, também foi aprovada uma emenda do vereador Marlon (Cidadania), para que a aquisição ocorra preferencialmente por meio do Consórcio Nordeste, que reúne municípios da região.

Grandes cidades

No município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, a vacinação contra a Covid-19 foi retomada na última sexta-feira (19/3), em idosos acima de 70 anos. Este cronograma segue ao longo desta semana nos sete pontos montados pela Prefeitura.

A aplicação da primeira dose pode ser feita nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades sem necessidade de agendamento. Também foram ofertadas vagas para imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

Em Anápolis, a cerca de 60 km de Goiânia, os idosos também devem se cadastrar pelo Zap da Vacina. No município, o cronograma de vacinação nesta semana foi o seguinte: segunda (22) e terça (23), idosos com 73 anos, já cadastrados; na terça-feira (23) e quarta-feira (24) é a vez dos idosos com 72 anos; quarta (24) e quinta-feira (25) são os dias para pessoas com 71 anos se imunizarem.

Já os cadastrados com idade de 70 anos podem se digirir aos pontos fixos na quinta (25) e sexta-feira (26) para tomarem a primeira dose da vacina. Os idosos acima dos 68 anos também foram liberados para o cadastro para a vacinação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?