Goiânia anuncia retomada cultural; com blocos, Carnaval será em abril
Festividades de Carnaval têm permissão para shows e blocos de rua. Calendário cultural inclui outras atividades como Arraial de Goiânia
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A prefeitura da capital goiana anunciou, nessa terça-feira (15/3), um calendário de atividades para a retomada cultural na cidade. Entre os eventos previstos está o Carnaval, com a permissão de shows e blocos de rua, para o próximo mês de abril, no feriado de Tiradentes (21/4), assim como Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o município, a retomada pode ser programada com base na gradativa redução nos casos de contaminação de Covid-19 na cidade e no estado.
O cronograma de eventos culturais para 2022 foi divulgado em evento realizado no Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, em Goiânia. O Calendário Cultural 2022 projeta a retomada, a partir do mês de abril, dos eventos Sons de Mercado, Chorinho FestCine, Festival de Teatro Popular, Grande Arraial de Goiânia, Festival de Ópera e concertos.
Entre as novidades anunciadas, está a realização do Carnaval em abril, com a permissão de shows e blocos de rua. Em fevereiro, a festividade teve restrições por conta da pandemia.
Na programação, ainda, Arte nos Parques, com shows e apresentações de dança, teatro, cinema e literatura nos principais parques da cidade; festival de stand-up e arte urbana, com produção de painéis de grafite espalhados pela cidade.
Diante da retomada dos eventos culturais, a prefeitura destaca que todos seguirão os protocolos que a pandemia ainda exige, apesar da liberação de eventos para até 15 mil pessoas.
Palácio da Cultura
Na ocasião, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) também anunciou a criação do Palácio da Cultura, na antiga sede da Assembleia Legislativa, localizada no Bosque dos Buritis. Espaço abrigará sede da Secretaria Municipal de Cultura, Centro Livre de Artes, Museu de Arte de Goiânia e Orquestra Sinfônica.
A previsão é de que o prédio seja devolvido à gestão municipal até o início de maio. Segundo Rogério Cruz, o espaço será palco da arte e da cultura goianienses.