Goiânia amplia em uma semana a liberação do comércio e dos eventos
Decreto publicado nessa quarta-feira mantém autorização até para serviços não essenciais. Cidade deve reavaliar medida ao fim do período
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Prefeitura de Goiânia ampliou a liberação de funcionamento do comércio, incluindo as atividades não essenciais, em uma semana. Conforme o decreto publicado nesta quarta-feira (26/5), a autorização é válida até o dia 1º/6.
O decreto anterior, publicado no dia 11/5, autorizava o funcionamento por um período de duas semanas. A medida inclui até eventos sociais, como casamentos e festas infantis, com até 150 pessoas.
Uma nova decisão deve ser tomada em 1º/6, conforme a situação epidemiológica que se apresentar na capital. O texto do último decreto destaca que, por enquanto, os dados permitem a flexibilização em relação a algumas atividades.
Apesar disso, não só Goiânia, mas o estado como um todo, já sente o aumento de casos da Covid-19 e de demandas por internações, registrado nos últimos dias. O secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, alertou para esse cenário, durante o recebimento de mais 189 mil doses da vacina.
“O momento é de atenção. O número de casos voltou a aumentar, assim como a procura em nossas unidades de saúde. Consequentemente, a taxa de ocupação hospitalar também apresenta um acréscimo. Somente no HCamp de Goiânia, saímos de 82% para 94% de leitos ocupados”, disse.
Índices de ocupação das UTIs
Só em Goiânia, conforme o boletim epidemiológico, foram registrados 460 novos casos da doença e mais 12 óbitos, entre a segunda e a terça-feira desta semana. A ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) da rede municipal é de 82,4%.
Na rede estadual de saúde, os leitos reservados para atender pacientes com Covid-19 chegou a ter ocupação abaixo dos 80% nas últimas semanas. Na tarde desta quarta, o índice nas UTIs está em 87,54%.
Até o momento, 727.290 pessoas receberam as duas doses da vacina, em Goiás. Isso equivale a 8,97% da população do estado. Em Goiânia, o índice é um pouco maior. Ao todo, 215.686 pessoas já foram imunizadas com as duas doses, ou seja, 12,38% da população local.