Goiânia alerta sobre necessidade de vacinação contra febre amarela
Segundo a prefeitura, dos quatro macacos que morreram nos últimos dias na capital goiana, dois tiveram confirmação para a doença
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alerta sobre o elevado risco de febre amarela em pessoas não vacinadas. De acordo com a pasta, durante as últimas duas semanas foram encontrados quatro macacos mortos, animais que não são transmissores, mas hospedeiros que sinalizam a circulação do vírus causador da doença.
Segundo a SMS, em dois deles, que estavam no no Setor Pedro Ludovico e Residencial Rio Verde, foi constatada a presença da febre amarela. Diante disso, a SMS reforça a importância da participação das pessoas nessa vigilância, pois, de acordo com a pasta, é através da informação da população que os animais são recolhidos para investigação.
Vacinação
A vacina contra a febre amarela tem a primeira dose recomendada aos 9 meses de idade e o reforço aos quatro anos.
Em 2020, a cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano ficou em 58,2%. Contudo, o imunizante pode ser aplicado até os 59 anos e é preciso que a pessoa leve o cartão de vacinas.
A Prefeitura de Goiânia ressalta que as doses estão disponíveis nas 51 salas de vacinação da SMS.