Goiana é a 1ª bombeira a certificar cão de buscas no Brasil; vídeo
3º sargento foi certificada em buscas de restos mortais nível V, para atuar em diversas ocorrências de buscas e resgates com apoio de cães
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A 3° sargento Bombeiro Militar Dayana Alves Vieira, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, lotada na 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM) em Anápolis (GO), é a primeira mulher no Brasil a certificar um cão de buscas. No caso, o golden retriever Fini.
Dayana foi uma das representantes da corporação na Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate (LIGABOM/CONABRESC), etapa Centro-Oeste, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso.
Veja vídeo:
De acordo com a corporação, a 3º sargento foi um destaque neste mês das Mulheres. O binômio (dupla de condutor/cão) 3° Sgt Dayana/Fini certificou-se em busca de restos mortais nível V, homologado para atuar em diversas ocorrências de buscas e resgates que necessitem o apoio operacional de equipes de Buscas com Cães.
Segundo a Sargento Dayana, ela treina o cão Fini desde 2018, sendo considerado por ela um presente de Deus. “Hoje reflito sobre toda essa trajetória, ao longo de três anos, de muita dedicação, trabalho, frustrações, medos, mudanças, lágrimas, risos e muito amor”.
A prova de certificação teve objetivo de aferir o grau de conhecimento do condutor, habilidades de buscas e obediência do cão junto ao binômio. A dupla foi submetida a buscas, simulando uma ocorrência real, nos mais variados tipos de atuação bombeiro militar, que necessitem de buscas com cães.