GO: vereadores negam afastamento de prefeito preso por crimes sexuais
Por unanimidade, Câmara decidiu não afastar Assis Peixoto do cargo; vice assumiu a Prefeitura de São Simão (GO); prefeito está preso
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Câmara Municipal de São Simão (GO) negou, por unanimidade, o pedido de afastamento feito pela defesa do prefeito da cidade, Francisco de Assis Peixoto (PSDB), preso por suspeita de crimes sexuais. O presidente da casa, Lucas Barbosa, declarou que o laudo médico apresentado pela defesa do político, para alegar que estava com problemas de saúde, é de 2017.
Por meio de nota, o advogado do prefeito, Edemundo Dias, informou que solicitou prazo de cinco dias para anexar um relatório médico atual que comprove os problemas de saúde de Assis Peixoto – hipertensão e histórico de aneurisma.
De acordo com a defesa, o pedido de licença se deu ainda como ato de “boa-fé do prefeito para demonstrar isenção em face das inverídicas acusações de que estaria se utilizando do cargo”.
Na tarde dessa terça-feira (10/8), o vice-prefeito de São Simão, Fábio Capanema, tomou posse interinamente.
Prisão
Assis Peixoto foi preso no último dia 28 de julho, em Goiânia, e segue detido no presídio de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana. Segundo o Ministério Público de Goiás, sete pessoas já denunciaram o político. A denúncia contra o prefeito deve ser oferecida à Justiça até a próxima sexta-feira (13/8).
Denúncias
Entre as denúncias, está a da mãe de um adolescente de 15 anos, que preferiu não se identificar. Ela contou que o prefeito fez várias videochamadas com o filho e, em uma delas, mostrou as partes íntimas.
Uma cópia de uma das conversas pelo aplicativo mostra que o suspeito diz: “Quer ver?”. O adolescente então responde: “Vou ligar e você mostra”. Em seguida, o assediador diz: “E você também”.
O prefeito, então, exibiu suas partes íntimas para o adolescente durante a videochamada. As imagens foram gravadas. Um trecho do vídeo mostra o rosto de Assis Peixoto.
O filho dela disse que ficou surpreso com a ligação.
“Não esperava que aparecesse pelado. Depois que nós terminamos a ligação, ele falou que queria colocar o trem dele em mim, falou que queria marcar encontro”, disse o adolescente.