metropoles.com

GO: Saúde de Aparecida oferta partos no Hospital Maternidade Garavelo

Município amplia a assistência materna-infantil. Grávidas da cidade têm, a partir de agora, mais uma opção na hora de dar à luz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida
goias maternidade aparecida
1 de 1 goias maternidade aparecida - Foto: Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida

Goiânia – Para aprimorar a atenção prestada às grávidas e aos recém-nascidos em Aparecida, município na região metropolitana da capital goiana, a Secretaria de Saúde (SMS) da cidade iniciou, nesta semana, a realização de partos no Hospital Maternidade Garavelo (HMG).

Os procedimentos são realizados mediante encaminhamento da Superintendência de Regulação, Avaliação e Controle (SRAC). A iniciativa é fruto da parceria do município, firmada em 12 de julho de 2019, com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) na consultoria Gestão Por Resultados, que previa, dentre outras metas, a expansão de rede de assistência materna-infantil na cidade.

3 imagens
1 de 3

Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida
2 de 3

Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida
3 de 3

Rodrigo Estrela/Prefeitura de Aparecida

Com a inclusão, os partos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aparecida passam a ser realizados em três locais: na Maternidade Marlene Teixeira (MMT) e no Hospital São Silvestre, onde já eram feitos, e agora também no Hospital Garavelo. A pasta prepara ainda a transformação da MMT em um Centro de Saúde da Mulher com atendimentos ambulatoriais.

Qualidade na assistência

De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, o HMG já prestava serviço para a SMS e “tínhamos um projeto para fazer lá atendimentos como maternidade, mas, com a pandemia, o hospital se tornou uma de nossas referências para atendimento à Covid-19. Agora, com a redução no número de internações, realizamos essa expansão elaborada com a consultoria do Sírio-Libanês, instituição considerada um centro de referência mundial em saúde, e, em breve, os dois hospitais realizarão todos os partos da cidade e a MMT será destinada apenas a atendimentos ambulatoriais para o público feminino.”

O secretário ainda enfatizou que o HMG tem um espaço físico adequado, bem humanizado, “uma estrutura avançada de equipamentos para assistência de qualidade às mulheres. Além disso, os apartamentos para as mães têm televisão, ar-condicionado e quartos individualizados. Aqui as mulheres serão melhor acolhidas e esperamos, com isso, aprimorar cada vez mais nossa assistência materna infantil no município”.

A gerente geral do HMG, Stéfany Gontijo, contou que a unidade já está recebendo as pacientes encaminhadas pela SMS de Aparecida. “Com muita tranquilidade, estão sendo bem acolhidas e tendo partos humanizados. As nossas equipes médica e multiprofissional são muito preparadas e comprometidas e estamos muito felizes com essa nova etapa de receber essas gestantes e esses bebês no hospital”, afirma ela.

Porta de entrada pela Maternidade

O superintendente de Regulação, Avaliação e Controle de Aparecida, Luciano de Moura, define a novidade como “excelente para a população” e explica: “Neste primeiro momento, todas as gestantes de Aparecida devem procurar a MMT, onde serão avaliadas, e então a Maternidade solicita a vaga para a Regulação que fará o devido encaminhamento para quaisquer unidades disponíveis e sob critérios médicos. Não temos, nesse início, atendimento de pronto-socorro nos dois hospitais, Garavelo e São Silvestre, portanto, a porta de entrada continua sendo pela MMT até a mudança de perfil da unidade. ”

Já o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destaca que “a população ganha mais um ponto de atendimento com serviços de ginecologia, obstetrícia e pediatria para as gestantes e bebês aparecidenses. Dessa forma, dobramos a capacidade de realização de partos e procedimentos na cidade e temos a expectativa de abrirmos o atendimento de pronto-socorro no Hospital Garavelo para as grávidas. Além disso, a SMS supervisiona os serviços e reforça o fluxo que garante uma consulta antes e depois do parto para dar mais segurança e proteção à mãe e ao bebê recém-nascido”.

Gustavo conta que a assistência pediátrica é feita no ato do parto e depois logo no início da vida do recém-nascido. Ele ainda acrescenta que “ao longo de tudo, desde antes do parto, no HMG, as gestantes terão o acompanhamento de equipe completa e especializada com equipamentos de última geração para diagnóstico e uma estrutura física pronta para garantir mais conforto para mães e filhos nesse momento tão marcante de suas vidas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?