GO: Saúde de Aparecida oferta partos no Hospital Maternidade Garavelo
Município amplia a assistência materna-infantil. Grávidas da cidade têm, a partir de agora, mais uma opção na hora de dar à luz
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Para aprimorar a atenção prestada às grávidas e aos recém-nascidos em Aparecida, município na região metropolitana da capital goiana, a Secretaria de Saúde (SMS) da cidade iniciou, nesta semana, a realização de partos no Hospital Maternidade Garavelo (HMG).
Os procedimentos são realizados mediante encaminhamento da Superintendência de Regulação, Avaliação e Controle (SRAC). A iniciativa é fruto da parceria do município, firmada em 12 de julho de 2019, com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) na consultoria Gestão Por Resultados, que previa, dentre outras metas, a expansão de rede de assistência materna-infantil na cidade.
Com a inclusão, os partos do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aparecida passam a ser realizados em três locais: na Maternidade Marlene Teixeira (MMT) e no Hospital São Silvestre, onde já eram feitos, e agora também no Hospital Garavelo. A pasta prepara ainda a transformação da MMT em um Centro de Saúde da Mulher com atendimentos ambulatoriais.
Qualidade na assistência
De acordo com o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, o HMG já prestava serviço para a SMS e “tínhamos um projeto para fazer lá atendimentos como maternidade, mas, com a pandemia, o hospital se tornou uma de nossas referências para atendimento à Covid-19. Agora, com a redução no número de internações, realizamos essa expansão elaborada com a consultoria do Sírio-Libanês, instituição considerada um centro de referência mundial em saúde, e, em breve, os dois hospitais realizarão todos os partos da cidade e a MMT será destinada apenas a atendimentos ambulatoriais para o público feminino.”
O secretário ainda enfatizou que o HMG tem um espaço físico adequado, bem humanizado, “uma estrutura avançada de equipamentos para assistência de qualidade às mulheres. Além disso, os apartamentos para as mães têm televisão, ar-condicionado e quartos individualizados. Aqui as mulheres serão melhor acolhidas e esperamos, com isso, aprimorar cada vez mais nossa assistência materna infantil no município”.
A gerente geral do HMG, Stéfany Gontijo, contou que a unidade já está recebendo as pacientes encaminhadas pela SMS de Aparecida. “Com muita tranquilidade, estão sendo bem acolhidas e tendo partos humanizados. As nossas equipes médica e multiprofissional são muito preparadas e comprometidas e estamos muito felizes com essa nova etapa de receber essas gestantes e esses bebês no hospital”, afirma ela.
Porta de entrada pela Maternidade
O superintendente de Regulação, Avaliação e Controle de Aparecida, Luciano de Moura, define a novidade como “excelente para a população” e explica: “Neste primeiro momento, todas as gestantes de Aparecida devem procurar a MMT, onde serão avaliadas, e então a Maternidade solicita a vaga para a Regulação que fará o devido encaminhamento para quaisquer unidades disponíveis e sob critérios médicos. Não temos, nesse início, atendimento de pronto-socorro nos dois hospitais, Garavelo e São Silvestre, portanto, a porta de entrada continua sendo pela MMT até a mudança de perfil da unidade. ”
Já o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destaca que “a população ganha mais um ponto de atendimento com serviços de ginecologia, obstetrícia e pediatria para as gestantes e bebês aparecidenses. Dessa forma, dobramos a capacidade de realização de partos e procedimentos na cidade e temos a expectativa de abrirmos o atendimento de pronto-socorro no Hospital Garavelo para as grávidas. Além disso, a SMS supervisiona os serviços e reforça o fluxo que garante uma consulta antes e depois do parto para dar mais segurança e proteção à mãe e ao bebê recém-nascido”.
Gustavo conta que a assistência pediátrica é feita no ato do parto e depois logo no início da vida do recém-nascido. Ele ainda acrescenta que “ao longo de tudo, desde antes do parto, no HMG, as gestantes terão o acompanhamento de equipe completa e especializada com equipamentos de última geração para diagnóstico e uma estrutura física pronta para garantir mais conforto para mães e filhos nesse momento tão marcante de suas vidas”.