GO recebe 129 mil doses de vacina para avançar na imunização de idosos
Governo calcula que será possível chegar na faixa dos 70 anos em Goiás; no entanto, definição depende do plano de vacinação de cada cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O estado de Goiás recebeu, neste final de semana, mais 129 mil doses de vacina contra a Covid-19. A expectativa é que, com isso, os municípios avancem cada vez mais nas faixas mais jovens da população. O governo estima que já será possível vacinar idosos na casa dos 70 anos.
No entanto, realizar esse plano dependerá do planejamento de cada cidade, que é responsável pela vacinação de sua população. Aparecida de Goiânia e a capital, por exemplo, já estão se aproximando da faixa dos 70 anos em suas campanhas locais.
Em alguns locais, até mesmo grupos abaixo de 70 anos já poderão começar a ser vacinados, a depender do atual status da programação. O secretário de Saúde do estado, Ismael Alexandrino, salienta que em alguns municípios poderá ser possível chegar à casa dos 65 anos. “Quanto mais pessoas desta idade vacinadas, diminui a possibilidade de agravamento dos casos”, ressaltou.
Os imunizantes chegaram na tarde de sábado (20/3). Ao todo são 115,6 mil doses da Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, e 13,5 mil da Oxford/Astrazeneca.
Presente na chegada do material na Central Estadual de Rede de Frio, unidade ligada à Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado (DEM), disse que há um compromisso do governo federal em fazer repasses semanais aos estados.
“Com essa autorização [do governo federal] para que possamos usar 100% das doses, porque eles garantem o envio do próximo lote no decorrer da semana e, consequentemente, a segunda aplicação, nós recebemos a remessa com maior volume para o D1 [dia 1 da vacinação]”, explicou Caiado.
O governador destacou ainda as vantagens de vacinar mais pessoas ao mesmo tempo, especialmente os grupos vulneráveis, como os mais idosos. “Isso faz com que, nos próximos dias, essas pessoas já comecem a produzir imunidade e também tenham uma capacidade melhor de resistir caso venham a se contaminar”, explicou.
Caiado tem feito constantes alertas e apelos à população para que diminua a circulação pelas cidades e no estado. Está em vigor atualmente, decreto estadual que proíbe que prefeituras flexibilizem regras restritivas para conter a pandemia. Goiás já soma mais de 10 mil vidas ceifadas pela Covid-19.
847,7 mil doses
Esta foi a nona remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), ao Estado de Goiás. Goiás acumula 847.780 doses de vacinas recebidas contra a Covid-19. São 715,2 mil da CoronaVac e 132,5 mil da AstraZeneca.
Conforme o sistema de acompanhamento de dados relacionados com a pandemia da SES, já foram aplicadas 407.626 doses de vacina em Goiás até este domingo. Sendo 313.116 de 1ª dose e 104.510 de 2ª dose. Ao todo já tinham sido distribuídas 495.660 doses.