metropoles.com

GO: prefeitura é condenada por exonerar grávida no 9º mês de gestação

Sentença considerou ilegal a demissão da funcionária, já que ela tinha direito da maternidade garantido pela Constituição Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Freepik
Mulher grávida
1 de 1 Mulher grávida - Foto: Reprodução/ Freepik

Goiânia – A Prefeitura de Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia, foi condenada por exonerar uma servidora grávida, que estava no nono mês de gestação. A sentença considerou ilegal a demissão da funcionária, já que ela tinha o direito da maternidade garantido pela Constituição Federal. A decisão cabe recurso.

A sentença é do juiz Carlos Eduardo Rodrigues de Souza. Segundo o magistrado, a grávida era comissionada e exercia o cargo de assessora geral na prefeitura.

A ex-funcionária deverá receber o benefício de licença maternidade por um adicional de seis meses, além do salário com correção desde quando foi exonerada até a data de nascimento da filha.

“A estabilidade de trabalhadoras que estejam grávidas existe para a proteção contra demissões arbitrárias e objetiva uma certa proteção à dignidade da mãe e do futuro filho”, disse o magistrado na sentença.

Grávida informou prefeitura

A mulher contou à Justiça que havia informado à prefeitura sobre sua gestação em fevereiro de 2020. Ela foi exonerada seis meses depois de comunicar estar grávida, pouco tempo antes do nascimento da filha, em setembro.

A Procuradoria Geral do Município de Anápolis informou que a profissional era credenciada ao município para prestação de serviços. Por isso, conforme acrescentou, ela não era servidora efetiva ou comissionada, motivo pelo qual informou que irá recorrer da decisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?