metropoles.com

GO: operação desmonta esquema de desvio de cheques para município

Polícia Civil de Goiás deflagrou investigação em Itaguaru. Suspeita é de que criminosos desviam pagamento de contratos de empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação: Ascom/PCGO
policia itaguaru Goiás
1 de 1 policia itaguaru Goiás - Foto: Divulgação: Ascom/PCGO

Goiânia – Operação da Polícia Civil de Goiás (PCGO) cumpriu, na manhã desta terça-feira (20/4), oito mandados de busca e apreensão em empresas e residências de funcionários públicos investigados por apropriação ou desvio de bens do município de Itaguaru, a 130 quilômetros de Goiânia. A suspeita é de que os criminosos adulteravam cheques.

A Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor) investiga os possíveis criminosos por suspeita de terem agido, durante os anos de 2019 e 2020, focados em adulteração de preenchimento de cheques destinados a pagamento de contratos com o município. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

4 imagens
Escrivã da Polícia Civil de Goiás
Polícia Civil de Goiás
Polícia Civil de Goiás
1 de 4

Escrivã da Polícia Civil de Goiás

Divulgação: Ascom/PCGO
2 de 4

Escrivã da Polícia Civil de Goiás

Divulgação: Ascom/PCGO
3 de 4

Polícia Civil de Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Polícia Civil de Goiás

Reprodução

Os cheques, segundo a investigação, eram preenchidos nominalmente à empresa contratada para fins de prestação de contas, mas, posteriormente, nominados e destinados a outra empresa escolhida pelos investigados. A terceira empresa não possuía contrato com o município.

Mais de R$ 1 milhão

Em um dos casos sob investigação, a polícia identificou que uma empresa utilizada no esquema possuía contratos de fornecimento com o município de Itaguaru. Os contratos totalizaram o valor de R$ 1.177.455,10.

Em outro caso, há indícios de que um cheque emitido pela prefeitura teria sido desviado para a conta de uma empresa distribuidora de combustíveis de Senador Canedo, na região metropolitana da capital, para pagar o fornecimento de combustíveis a um posto de propriedade de um ex-prefeito e da ex-primeira-dama na época. A polícia não divulgou os nomes do casal.

Segundo a polícia, o montante total desviado no esquema ainda está sendo apurado. Os documentos e objetos apreendidos na operação de hoje passarão por análise para subsidiar as investigações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?