GO: onça-parda é fotografada pela primeira vez em reserva ambiental
Felino foi registrado por armadilha fotográfica instalada às margens do Rio Traíras, em reserva ambiental particular em Niquelândia
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma onça-parda foi fotografada pela primeira vez na reserva ambiental particular Legado Verdes do Cerrado, localizada em Niquelândia, região norte de Goiás, a 306 quilômetros de Goiânia. A imagem, divulgada nas redes sociais, mostra o animal entrando no Rio Traíras.
O felino, segundo a administração da reserva, é o segundo maior das Américas e o quarto maior do mundo. O nome científico do animal é puma concolor, que é mais comum nos Estados Unidos. No Brasil, é mais conhecido como onça-parda ou suçuarana.
A foto foi tirada no dia 6 de março deste ano, em uma área próxima ao Rio Traíras, mas os registros só foram divulgados neste mês, após análise dos pesquisadores. A reserva informou que, com base nas imagens, a onça-parda registrada é um macho adulto e saudável. Também foram identificadas pegadas do animal em outras áreas do território.
“Um #encontrosdocerrado como esse só reforça a rica biodiversidade do nosso território, visto que esses animais necessitam de grandes extensões de território para assegurar sua sobrevivência!”, registrou o perfil Legado Verdes do Cerrado, no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
O registro foi realizado por um tipo de armadilha fotográfica instalada às margens do rio. A suspeita é de que a onça frequente a área regularmente, pois pegadas são vistas toda semana no local.
Reserva ambiental
O Legado Verdes do Cerrado é uma área de 32 mil hectares pertencente à Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O local tem aproximadamente 80% da área composta por Cerrado nativo, onde já foram registrados animais como anta, caititu, veado e cachorro do mato.
A reserva ressaltou que o registro desses animais serão base para identificar as espécies que habitam o local e definir ações para preservação da biodiversidade.