metropoles.com

GO: mulher usa educação para combater Alzheimer e se forma aos 78 anos

Aluna da Educação de Jovens e Adultos e com Alzheimer, Terezinha Valim de Souza concluiu o 5º ano do Ensino Fundamental, em Caldas Novas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Anápolis
goias idosa com alzheimer se forma no eja
1 de 1 goias idosa com alzheimer se forma no eja - Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – Aos 78 anos e com Alzheimer há seis anos, a idosa Terezinha Valim de Souza conseguiu uma grande conquista nessa terça-feira (27/6). Aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Ensino de Caldas Novas, a cerca de 170km da capital goiana, ela colou grau em uma solenidade especial, após concluir o 5º ano do Ensino Fundamental, no polo da Escola Municipal Mather Isabel.

Devido ao avanço da doença, que é progressiva e pode destruir a memória e outras funções mentais importantes, dona Terezinha recebia aulas em casa. A coordenadora do projeto Nely Gonçalves explica que, com o passar do tempo, ela não conseguia mais estar em sala de aula com os demais alunos.

“Como sabemos que a educação é uma grande aliada no combate e tratamento dessa doença, decidimos que dona Terezinha teria aulas em casa, com atividade lúdicas, trabalho com jornais e demais projetos que ajudam a retardar os sintomas do Alzheimer”, explicou ela.

Luciana Valim, filha da dona Terezinha, afirma que o sentimento hoje é de gratidão. “Não é fácil, têm dias que ela está bem, lúcida, têm dias que não, mas é muito gratificante ver a evolução dela. Acredito que se ela não estivesse estudando, estaria acamada”, falou emocionada.

Alzheimer

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre 10 indivíduos nessa situação em todo o mundo. Já no Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

Estudos mostram, com base nas análises da neurologista Elisa Resende e de seu time de pesquisadores, que a educação tende a ser uma das protagonistas no combate a essa doença. Todas as evidências coletadas nas análises apontam-na como uma ferramenta bastante eficiente.

Tudo indica que a educação expande os horizontes quando se fala de demência e Alzheimer. Com ela, boa parte da qualidade de vida do paciente pode ser prolongada, e o impacto sobre seus familiares e outras pessoas próximas tende a ser menor.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?