metropoles.com

GO: menina de 7 anos morre enquanto dormia e suspeita é de meningite

Familiares contam que, inicialmente, médicos suspeitaram de uma virose. No entanto, há suspeita de que a menina tenha tido meningite

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal/Ricardo Costa
imagem colorida menina morre suspeita meningite goias
1 de 1 imagem colorida menina morre suspeita meningite goias - Foto: Arquivo pessoal/Ricardo Costa

Goiânia – Uma menina, de 7 anos, morreu enquanto dormia, em Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana. A morte da criança aconteceu dias depois de uma alta hospitalar. Segundo familiares, inicialmente, os médicos suspeitaram de uma virose, mas a causa da morte é investigada.

Rebeca Nunes começou a ter vômitos e a sentir dores de cabeça e febre na última sexta-feira (5/7). A garota foi levada ao hospital pelos pais no sábado à noite (6/7). No local, os médicos apontaram uma virose, além de uma inflamação de sinusite e faringite. Ela tomou soro, recebeu alta e foi para casa, no entanto, a menina morreu no dia seguinte.

“Não entendemos como nós estamos de pé. A única explicação é que Deus tem nos sustentado”, lamentou o pai de Rebeca, Ricardo Costa, ao g1.

Suspeita de meningite

Rebeca morreu enquanto dormia em casa, no domingo (7/7), e o caso não foi registrado na polícia. Desesperados, os pais ainda levaram Rebeca para o hospital para tentar reanimá-la, mas, segundo o pai dela, infelizmente, a menina morreu.

“Nós a deixamos dormindo, a vimos por volta das 2h e, quando voltamos, às 5h, ela havia falecido”, lamentou o pai.

Depois que Rebeca morreu, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) foi chamado e levou o corpo da menina. Apesar da suspeita inicial dos médicos ser de que a menina estava com uma virose, o órgão informou que coletou o material para investigar a morte de Rebeca e confirmou a suspeita de meningite. No entanto, a causa ainda é apurada.

O que é meningite

A meningite é uma doença que pode ter origens virais ou bacterianas. Ela atinge as membranas que revestem o cérebro, e os principais sintomas são dor de cabeça, febre, vômitos e rigidez no pescoço. Em 10% dos casos, a doença leva a mortes e, em 20% dos sobreviventes, causa graves consequências à saúde, como surdez parcial ou total, paralisia motora e danos neurológicos.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) informa que, no caso da meningite do tipo C, que tem predominado em Goiás, a vacina é a ferramenta estratégica para evitar a propagação do agente, minimizando o risco da doença. Até o momento, esse é o principal meio para conter a infecção nas faixas etárias das crianças menores de 5 anos e adolescentes de 11 a 12 anos.

A pasta acrescenta que não é possível, no entanto, garantir que a letalidade esteja relacionada somente à cobertura vacinal, pois há outros fatores envolvidos, como a gravidade da doença, o atendimento assistencial, o fato de a vacina não estar disponível para todas as faixas etárias, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?