GO: mãe ia trabalhar e deixava menina de 3 anos sozinha em casa; vídeo
Conselho Tutelar foi acionado e advertiu a mãe da criança, que foi orientada e matricular a filha em um CMEI, centro de ensino infantil
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Após uma denúncia anônima, o Conselho Tutelar confirmou que uma criança, de apenas três anos, era deixada sozinha pela mãe, durante todo o dia, para que ela fosse trabalhar. O caso aconteceu no setor Balneário Meia Ponte, na região Norte da capital goiana.
O conselheiro tutelar Valdivino Silveira, que participou da ação, disse ao Metrópoles que a casa onde a família vive estava em condições insalubres.
Veja o vídeo:
Pela imagens, é possível perceber que quando a equipe do Conselho Tutelar chega ao local, a criança vai até o portão para ver a movimentação. Em seguida, Silveira pula o muro da casa, para encontrar a menina.
Orientação
O conselheiro afirmou que na residência “havia sujeira por todo lado. Retiramos a criança enquanto ainda estávamos na residência, os demais irmãos chegaram e então levamos todos ao Conselho Tutelar. Orientamos a genitora, advertimos, encaminhamos o caso ao Ministério Público de Goiás (MPGO) e requisitamos uma vaga no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) para a criança”.
Segundo ele, a mãe da menina não tinha com quem deixá-la e argumentou que “precisava colocar comida dentro de casa”.
A lei considera que a criança não tem maturidade suficiente e pode colocar em perigo a sua vida e a de terceiros. O artº 138 do código penal prevê, por esse motivo, que uma criança sozinha com menos de 12 anos é considerada abandonada. O crime de abandono de incapaz tem pena de seis meses a três anos de detenção.