GO: Iris segue na UTI, mas exibe reações com movimento de pés e mãos
Equipe médica diminui sedação para que ex-prefeito e ex-governador deixe de ficar intubado. “Dia dos Pais muito triste”, diz ex-esposa
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende, de 87 anos, segue internado na UTI do Instituto Neurológico, em Goiânia (GO), mas já apresenta reações.
No último domingo (8/8), ele mostrou expressões com o rosto e movimentou a sobrancelha, além de mexer as mãos e os pés.
A equipe médica diminui a sedação aos poucos, para que Iris passe pelo processo de extubação. O prazo para que isso ocorra não foi informado.
Na manhã desta segunda-feira (9/9), o ex-prefeito apresenta nível de consciência sonolento, que é quando se responde a estímulos verbais e ao toque leve.
O ex-governador passou por uma cirurgia na sexta-feira (6/8), depois de sofrer um AVC hemorrágico. Ele procurou o hospital após passar mal e sentir dor na cabeça.
Reações positivas
Iris segue respirando por aparelhos. Os exames de pressão e diurese estão normais. O médico do político, Valter Costa, deve divulgar um boletim detalhado ainda nesta manhã.
A equipe médica comemorou as reações de Iris na UTI, pois podem ser sinais de que não houve sequelas. No entanto, a confirmação disso só deve acontecer depois que o ex-prefeito acordar.
Iris passou por dois exames de tomografia no sábado, que constataram que o sangramento no cérebro foi contido e que não há sinais de novos.
Triste Dia dos Pais
A filha do ex-prefeito Adriana Rezende, que é médica, acompanha o pai de perto. Dona Iris, esposa do político, se manifestou pelas redes sociais sobre a saúde do marido no domingo de Dia dos Pais.
“Tristes dias de pandemia. Meu companheiro de 57 anos de casados adormecido numa UTI e eu cá fora. Só pude vê-lo duas vezes. Dia dos pais muito triste. Meu consolo é que Jesus, nossas filhas e médicos estão cuidando dele”
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, ele atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.