GO: idoso é preso após agredir cão com pedaço de pau por “bagunça”
Segundo a PCGO, caso chegou por meio de denúncia anônima; animal que estava com o olho ferido perdeu parte da visão
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Através de uma denúncia por e-mail, a Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) encontrou nessa terça-feira (7/11) um cão e um gato em situação de maus-tratos em uma residência no Jardins do Cerrado 3, na capital goiana. Os animais foram localizados durante apuração da Delegacia de Meio Ambienta (Dema). Um idoso acabou autuado em flagrante.
De acordo com a corporação, ao chegaram ao local, os policiais encontraram um cachorro que estava com o olho lesionado e um gato, ambos sem acesso a alimentação adequada. Segundo a denúncia, na noite de domingo (5/12), o tutor do cachorro o agrediu com um pedaço de pau e feriu o olho do pet, que acabou perdendo parte da visão.
O denunciante encaminhou à delegacia um vídeo do peludo com o olho lesionado, o que facilitou identificar o fato. Além disso, mandou um relato detalhado do crime, viabilizando a comprovação da denúncia.
Prisão em flagrante
O tutor do cachorro, um idoso de 65 anos, confirmou a agressão e disse que bateu no cachorro com um cabo de rodo porque ele estava “fazendo bagunça”. O homem foi conduzido à Dema, onde acabou autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais, conforme art. 32, § 1º-A, da Lei 9605/1998, cuja pena de prisão pode chegar a até cinco anos. Ele está preso, à disposição do Poder Judiciário.
Devido à situação grave do cachorro e, considerando a falta de alimentação do gato, com o apoio do Grupo Vida Lata, os bichos foram encaminhados para o Hospital Veterinário São Francisco de Assis, com o atendimento sob a responsabilidade do grupo, que encaminhará os peludos para um lar temporário, até autorização judicial para adoção definitiva.
Ver essa foto no Instagram
Ainda segundo a polícia, o idoso foi autuado em flagrante, tendo em vista que, além da agressão ocorrida no domingo, o animal estava até a data do resgate lesionado, sem atendimento médico veterinário, sem alimentação adequada e ainda em situação de maus-tratos.
Novo nome
Para essa nova etapa, os protetores nomearam o cachorro de Ayume. “Seu nome a partir de agora será Ayume, que em japonês significa ‘aquele que segue em frente’. É o que vamos oferecer a ele, oportunidade de seguir em frente, de nunca mais ser ferido por brincar, de mesmo com um olhinho somente ainda enxergar que existem pessoas boas em quem ele possa confiar”, explicou a instituição.