metropoles.com

GO: homem é condenado a 6 anos de prisão por preparar atos terroristas

Homem publicou vídeos do Estado Islâmico e guardava granadas e munições em casa; investigação começou após denúncias anônimas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Google Street View
imagem colorida mpf em goias
1 de 1 imagem colorida mpf em goias - Foto: Reprodução/Google Street View

Goiânia – Um homem foi condenado a 6 anos de prisão por preparar atos terroristas em Goiás. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), que propôs a ação, o homem guardava munições de diversos calibres e uma granada de “alto poder destrutivo”.

A decisão foi divulgada na terça-feira (28/11), no entanto, o processo corre em segredo de Justiça. A investigação começou após denúncias anônimas indicando que o réu apresentava comportamentos agressivos no trabalho e postava vídeos e fotos suspeitas no status de um aplicativo de mensagens.

De acordo com o MPF, o homem postava vídeos do Estado Islâmico e fotos de uma granada associada à imagem da empresa onde trabalhava, o que amedrontou os colegas . O comportamento do acusado na internet também foi analisado pela investigação.

Pesquisa sobre terrorismo

Conforme divulgou o MPF, a polícia encontrou históricos de pesquisas feitas na internet, que mostraram o interesse do acusado por armamentos, bombas, grupos extremistas e organizações paramilitares. Além disso, foram localizadas pesquisas com conteúdos racistas, discriminatórios e misóginos e conversas com pessoas em árabe e russo.

De acordo com o órgão, ao ser interrogado, o réu confessou que guardava munições e uma granada, que teria sido comprada na internet e não estava em “pleno funcionamento”. Apesar da alegação, a investigação pontuou que um perito em bombas da Polícia Militar de Goiás constatou a presença de carga explosiva no artefato.

Sobre as pesquisas na internet, o homem disse que algumas eram “aleatórias”, feitas por curiosidade, e outras ele afirmou desconhecer. À Justiça, ele confirmou que conversou com estrangeiros em grupos, mas negou ter relação com grupos terroristas.

A denúncia foi feita pelo MPF em abril deste ano e recebida no mês seguinte. A condenação foi baseada em artigos da Anti-Terrorismo e amparada pelas provas. As munições e a granada foram enviadas ao Exército, para destruição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?