metropoles.com

GO: Guarda Civil usa spray de pimenta em escola e crianças passam mal

Ação da guarda, em Goiânia, teria sido motivada por briga entre alunos no banheiro de uma escola municipal. Cerca de 10 se sentiram mal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
guada civil usa spray de pimenta pra conter confusão em escola de goiÃnia e crianças passam mal
1 de 1 guada civil usa spray de pimenta pra conter confusão em escola de goiÃnia e crianças passam mal - Foto: Reprodução

Goiânia – Cerca de 10 crianças e adolescentes passaram mal na manhã desta terça-feira (3/5) em uma escola municipal da capital goiana, após a Guarda Civil Metropolitana (GCM) utilizar spray de pimenta para conter uma briga entre alunos.

Socorristas do Corpo de Bombeiros e uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram na Escola Municipal Dalka Leles, localizada no Residencial Orlando de Morais, para atender a ocorrência. Duas alunas chegaram a ficar deitadas na calçada, do lado de fora da escola.

A situação foi normalizada e nenhum caso gerou necessidade de hospitalização, mas a maneira como tudo ocorreu revoltou pais e alunos do local. Segundo a assessoria de comunicação da Guarda Civil, uma equipe estava na escola para dar uma palestra para professores e alunos, quando teve início uma briga no banheiro masculino.

Os guardas agiram para tentar conter a confusão e dispersar os garotos que se agrediam, mas a confusão se deslocou para o meio da quadra de esportes, onde ocorria a palestra. “Na hora do tumulto, não deu para contar direito, mas cerca de 30 adolescentes participavam da discussão”, conta o assessor da GCM, Janilson Saldanha.

Nesse momento, segundo a assessoria, os guardas utilizaram spray de pimenta para paralisar a confusão. Saldanha alega que o gás, que gera ardência imediata nos olhos, foi aplicado em direção ao chão e não contra os estudantes. O tumulto, no entanto, foi grande, com crianças correndo e gritando pelos corredores da unidade.

Convite

A equipe da Guarda estava na escola, a convite da diretoria, e numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia. A Escola Municipal Dalka Leles tem sofrido com brigas recorrentes na porta, a cada final de turno, além de ocorrências de furto e roubo.

Os adolescentes que começaram a brigar no banheiro masculino, segundo a Guarda Civil, seriam do mesmo grupo que costuma brigar na porta da escola. Cerca de 110 crianças assistiam à palestra dos guardas, quando teve início a confusão no banheiro.

“A Guarda fez uso da força controlada para evitar o pior. O que a gente utilizou foi para proteger as crianças delas mesmas. O Corpo de Bombeiros chegou, fez o socorro imediato e constatou que não houve feridos graves”, alega Saldanha, assessor da GCM.

O Metrópoles não conseguiu contato com a direção da unidade escolar.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?