metropoles.com

GO: fogo em parque consumiu área equivalente a 9 mil campos de futebol

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio já atingiu 15% da área total do Parque Estadual Terra Ronca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBMGO
goias incendio terra ronca
1 de 1 goias incendio terra ronca - Foto: Divulgação/CBMGO

Goiânia – Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e a Brigada Aliança da Terra e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) atuam no combate ao incêndio no Parque Estadual Terra Ronca, no Nordeste Goiano, que completou uma semana nesta terça-feira (21/9).

Veja imagens:

Foram atingidas a região da nascente do Rio São Vicente, Serra Geral de Goiás e a caverna do Rio São Mateus.
De acordo com a corporação, foram consumidos cerca de 15% da área do Parque cerca de 9 mil hectares, equivalente a cerca de 9 mil campos de futebol.

Segundo o sargento Rafael Ângelo Dultra Sant’Ana, da 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar, em Posse (GO), as condições climáticas dificultam o combate ao fogo.

A alta temperatura, a baixa umidade do ar, os fortes ventos e a vegetação seca contribuem para a propagação rápida do incêndio. Além disso, o relevo da região é bastante acidentado, o que dificulta o acesso das equipes”, afirmou.

2 imagens
Área queimada em Terra Ronca equivale a 11 mil campos de futebol
1 de 2

Fogo consumiu 19% do Parque Estadual Terra Ronca

Divulgação/CBMGO
2 de 2

Área queimada em Terra Ronca equivale a 11 mil campos de futebol

Divulgação/CBMGO

As atividades continuam e os incêndios estão numa região de difícil acesso e a ação dos ventos estão dificultando o combate às chamas. Neste momento são 26 pessoas no combate, dentre elas Bombeiros Militares, brigadistas e funcionários da SEMAD.

Terra Ronca

Conhecido pelas inúmeras grutas e cavernas de visual impressionante, o Parque Terra Ronca possui uma área aproximada de 57 mil hectares. Desse total, cerca de 9 mil hectares da vegetação local já foram atingidos.

Bombeiros associam a dificuldade de combate às altas temperaturas, clima seco e ventos fortes desta época, em Goiás. Cidades do estado, além do calor extremo, têm registrado as menores umidades relativas do ar no Brasil.

No último domingo (20/9), municípios goianos, como Aragarças, Goianésia, Cidade de Goiás e Montes Claros de Goiás, atingiram apenas 8% de umidade do ar. Esse índice é menor que o de cidades que ficam nos desertos do Saara, na África, e do Atacama, no Chile, por exemplo.

O trabalho de combate ao fogo segue no parque, com participação de mais de 20 pessoas. A exemplo do que ocorre na região da Chapada dos Veadeiros, que vem sendo atingida pelo fogo já há algumas semanas, foi preciso unir forças para tentar reverter a situação em Terra Ronca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?