metropoles.com

GO: estudante denuncia racismo após foto postada sem autorização

Segundo o jovem, imagem publicada, com a legenda “Rodolffo, corre aqui”, faz referência a uma polêmica que ocorreu no Big Brother Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
goias estudante com cabelo black power denuncia racismo
1 de 1 goias estudante com cabelo black power denuncia racismo - Foto: Reprodução/Instagram

Goiânia – Um estudante de publicidade e propaganda de Goiânia denuncia que sofreu racismo após uma mulher tirar uma foto dele e publicar nas redes sociais, sem qualquer tipo de autorização. Na imagem divulgada, na qual o jovem está de costas, a pessoa escreveu: “Rodolffo, corre aqui”.

O estudante Marcos Paulo Goes Lima, de 26 anos, tem o cabelo black power e, segundo ele, a legenda da foto publicada faz referência à polêmica que ocorreu no reality show Big Brother Brasil envolvendo o cantor sertanejo Rodolffo. De forma equivocada, o músico comparou o cabelo do professor João Luiz a uma peruca de homem das cavernas.

Com a repercussão do caso, a mulher apagou a foto e fez um novo post afirmando que “em momento algum quis ofender alguém”. Ela diz que foi “mal interpretada”. O caso ocorreu na última sexta-feira (9/4). A foto foi feita na entrada de um supermercado na capital goiana.

“Uma mulher que nunca vi tirou uma foto minha e postou no Instagram. O objetivo era retomar uma polêmica do BB, em que o cantor sertanejo compara o cabelo do João a uma peruca feia e suja. Se você acha que não é racismo, faça a inversão da situação: imagine alguém na frente do supermercado tirando foto sua e compartilhando sem sua autorização com um comentário polêmico”, desabafou Marcos Paulo também em postagem nas redes sociais.

Em seu perfil do Instagram, Marcos Paulo mantém um destaque sobre o crescimento e os cuidados com o seu black power. As postagens indicam que já são 162 semanas de cuidado com o cabelo. Ao jornal O Popular, ele afirmou que a postagem doeu por reativar traumas passados.

“Todos os meus traumas de infância, piadinhas, voltaram. Feridas que já estavam cicatrizadas se abriram. Por isso, quando me perguntam sobre o meu cabelo, eu digo que cuido muito e que é uma prazer pra mim. E meus amigos, familiares e colegas do trabalho têm me ajudado muito”, disse o estudante.

Depois do episódio, Marcos Paulo ganhou um seguidor ilustre: o professor João Luiz, participante do BBB. O supermercado onde o caso ocorreu, e que o jovem frequenta quase que diariamente, também entrou em contato com o estudante e manifestou preocupação.

“Foi uma atitude muito bacana. Eles entraram em contato comigo, se preocuparam, pediram desculpa, mesmo não tendo culpa de nada, e disseram que essa postura não é aceita pela estabelecimento. Aí perguntaram o que eu gostaria de almoçar e prepararam uma cesta belíssima”, contou Marcos Paulo.

BBB

Nono eliminado do Big Brother Brasil 21Rodolffo avaliou sua passagem pelo reality show da Globo e admitiu que errou ao tentar se justificar após o comentário racista feito para João.

“Realmente deveria ter pedido só desculpas, porque eu não consigo mensurar a dor que eu possa ter causado a ele por conta de um comentário idiota. Talvez um simples pedido de desculpas não supre a dor que ele possa ter sentido. Mas o pedido de desculpas foi de coração”, afirmou.

Na sequência, Rodolffo afirmou que falhou em não buscar saber mais sobre temas sociais. “Falha minha mesmo, de não pesquisar e procurar. É uma obrigação minha e de todo mundo. Pretendo me aprofundar nestes temas ainda mais, principalmente em coisas que possam magoar”, completou o sertanejo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?