metropoles.com

GO: cidade estabelece regras para romaria virtual do Divino Pai Eterno

Documento publicado pela prefeitura de Trindade tem validade entre os dias 24/6 e 5/7 e prevê multas; missas e aglomerações estão proibidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Trindade, cidade religiosa em Goiás
1 de 1 Trindade, cidade religiosa em Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – A Prefeitura de Trindade, na região metropolitana da capital goiana, publicou nessa quinta-feira (9/6) o decreto nº 2.337/21, que trata da realização da romaria virtual do Divino Pai Eterno em 2021. O documento formaliza a decisão sobre o formato da festa e segue as deliberações a partir de relatório técnico do Gabinete de Operação de Emergência e Saúde (GOE-Covid-19), além das recomendações do governo estadual e o anúncio da Igreja Católica de que a romaria deste ano será virtual, sem celebrações presenciais.

Pelo segundo ano consecutivo, a festa e romaria do Divino Pai Eterno, será de forma virtual e com transmissão por TV e rádio, para evitar a aglomeração de pessoas na pandemia da Covid-19. O maior evento religioso do Centro-Oeste ocorrerá de 25 de junho a 4 de julho. Trata-se da maior festividade dedicada ao Divino Pai Eterno no mundo.

De acordo com a recomendação do GOE, medidas restritivas devem ser tomadas para evitar aglomerações no município em decorrência da alta transmissibilidade do vírus causador do coronavírus. Além das medidas descritas no decreto, que terá validade durante o período da festa, a prefeitura de Trindade decidiu pela implantação de barreiras sanitárias que serão montadas nas entradas da cidade com caráter fiscalizador e educativo.

Segundo a gestão municipal, cada barreira terá servidores da saúde e da fiscalização, inclusive com a presença policial. Também serão suspensos os tradicionais desfiles de carros de boi e de muladeiros, que, normalmente, atraem multidões. Embora estejam proibidos de participar presencialmente das celebrações religiosas na cidade, os fiéis poderão visitar o Santuário Basílica de Trindade e a histórica Igreja Matriz.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, afirma que a mensagem de Deus que diz: “Ele está entre nós”, e nossa fé em, todos os lugares. Assim,ele faz um apelo “de amor ao próximo”, para que os romeiros fiquem em casa para proteger eles mesmos e suas famílias. “A romaria ainda será virtual e as pessoas estarão unidas ao Pai Eterno por meio das transmissões de rádio, TV e redes sociais”, afirma ele.

5 imagens
Imagem de uma das paradas da rodovia dos romeiros, entre Goiânia e Trindade (GO)
Símbolos e imagens religiosas estão espalhados por toda a cidade
Entrada de Trindade, região metropolitana de Goiânia, Goiás
Maior sino do mundo está pronto para ser instalado no novo santuário, cuja obra se arrasta há anos
1 de 5

Santuário atual do Divino Pai Eterno, que atraía cerca de 3 milhões de pessoas, durante os dias de festa, entre junho e julho

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Imagem de uma das paradas da rodovia dos romeiros, entre Goiânia e Trindade (GO)

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 5

Símbolos e imagens religiosas estão espalhados por toda a cidade

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 5

Entrada de Trindade, região metropolitana de Goiânia, Goiás

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Maior sino do mundo está pronto para ser instalado no novo santuário, cuja obra se arrasta há anos

Reprodução/Afipe

Veja o que será permitido e o que será liberado em Trindade durante o período da Festa do Divino Pai Eterno 2021:

Proibições

• Realização de quaisquer atividades que impliquem em aglomeração de pessoas.
• Abertura do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Igreja Matriz, Igreja do Santíssimo Redentor (Padre Pelágio), Igreja de Santa Luzia ou qualquer outra nas regiões 1 e 2 do Município.
• Celebração religiosa – missas, novenas, terços, procissões, vigílias e similares, com a presença de público.
• Funcionamento de hotéis, pousadas e similares, ressalvado o atendimento de profissionais da saúde e mensalistas.
• Funcionamento da feira livre denominada “Terra” e as realizadas aos domingos.
• Instalação de barracas, bancas, quiosques e similares. Locação e/ou disponibilização de calçadas, casas, imóveis, garagens e similares, públicos ou particulares.
• Comércio de ambulantes e congêneres.
• Instalação de qualquer estrutura para show, eventos, uso de som e vídeo de qualquer natureza.
• Entrada e circulação de ônibus de turismo e/ou excursão, micro-ônibus, vans e similares, inclusive para as modalidades day use e city tour.
• Circulação de qualquer transporte turístico, como “trenzinhos” e similares.
• Permissão temporária para táxi de outros municípios.
• Entrada e circulação de comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros, romaria de pedestres e passeios ciclísticos.
• Alvoradas.

Regiões 1 e 2 de Trindade

• Nas regiões 1 e 2 do Município, compostas por 80 bairros localizados mais ao centro do município, está proibido o funcionamento de bares, botecos, restaurantes, distribuidora de bebidas, açaiterias, lanchonetes, pitdogs, hamburguerias, sanduicherias, pizzarias e similares após as 18h. Só poderão funcionar exclusivamente nas modalidades sistema pegue e leve (take away), drive-thru e entrega (delivery). Proibido qualquer consumo no local.
• Fica ainda proibido qualquer tipo de autorização de uso de áreas públicas (alvarás) por parte do Poder Executivo Municipal.

Punições

O descumprimento do decreto 2.337/21 vai acarretar punições previstas na Lei nº 2.037/21. A multa varia entre R$ 73 e R$ 36.600,00, inclusive com interdição das atividades comerciais, industriais e de serviços.

A fiscalização será realizada pelos órgãos municipais responsáveis, que poderão trabalhar em conjunto com as forças de segurança pública.

Para denúncias, basta ligar nos telefones: 3506-7084 e WhatsApp 9-9125-6778. Para informações e dúvidas os números são 3506-7022 e WhatsApp 9-9535-0503.

Romaria Virtual

A Romaria do Divino Pai Eterno será realizada exclusivamente na modalidade virtual por meio de emissoras de rádio e televisão (Rádio Difusora Pai Eterno, Rádio Trindade FM, TV Pai Eterno, RedeVida, redes sociais, TV Aparecida, rede Vale FM), além dos sites www.paieterno.com.br e www.trindade.go.gov.br.

Sem Padre Robson

A romaria de Trindade será realizada sem o padre Robson de Oliveira à frente da reitoria da basílica, que ocupou de 2003 a 2014 e de 2019 a 2020. O religioso continua impedido de celebrar missas, apesar de recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manter suspensa investigação contra ele por suposto desvio de dinheiro de fiéis para construção de novo santuário.

O reitor do Santuário Basílica de Trindade, padre João Paulo Santos, ressaltou a necessidade de as pessoas não se aglomerarem durante a pandemia da Covid-19. Segundo ele, a expectativa é de que, neste ano, a romaria virtual seja melhor que a de 2020. “No ano passado, a equipe não teve tempo suficiente para organizar”, afirmou.

“Nossa saudade e nossa dor, por não poder nos reunir todos presencialmente para esta romaria, estão em solidariedade à saudade e a dor de tantas famílias enlutadas pela perda de ente querido, a tantas pessoas que estão enfermas e ao cansaço de profissionais de saúde que fazem esforço quase sobrenatural no enfrentamento desta pandemia”, disse o reitor.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?