metropoles.com

GO: bombeiros resgatam gato-do-mato confundido com filhote de onça

Homem de 70 anos chamou os bombeiros, porque o animal silvestre apareceu na sua casa junto de bichos domésticos; ele foi resgatado e solto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Corpo de Bombeiros
Resgate gato mato goias
1 de 1 Resgate gato mato goias - Foto: Corpo de Bombeiros

Goiânia – Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Goiás resgatou um gato-do-mato em uma residência de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, na manhã da última terça-feira (28/9).

O animal tinha sido confundido com um “filhote de onça” por um idoso de 70 anos. O felino apareceu na residência dele, junto a bichos domésticos.

A equipe de salvamento chegou ao local e verificou que o “filhote de onça” era, na verdade, um gato-do-mato, também conhecido como gato-maracajá.

O felino estava cercado por móveis e não apresentava lesões. Os bombeiros fizeram a contenção em caixa apropriada para transporte e o gato foi solto em uma área de preservação ambiental.

Distribuição

A espécie mais comum do felídeo no Centro-Oeste do país é a do gato-do-mato pequeno, que muda de nome conforme a região. Se assemelha bastante aos gatos domésticos, sendo apenas um pouco maior e mais pesado. Dependendo da situação, como a ocorrida em Luziânia, pode ser facilmente confundido com bichanos criados em casa.

Mas, segundo especialistas, recomenda-se manter distância caso se depare com um animal destes. Por ser um bicho selvagem, pode ser agressivo caso se sinta ameaçado. Possui garras e dentes bastante afiados.

Trata-se de um mamífero comum na América Central e América do Sul. É parente próximo da jaguatirica. É listado como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e a população está ameaçada pelo desmatamento e conversão de habitat em terras agrícolas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?