GO: arara-azul com sinais de ser criada ilegalmente é resgatada; vídeo
Animal passou o dia sobrevoando entre janelas de prédios e casas no Setor Campinas, em Goiânia, até ser resgatado por equipe da prefeitura
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Uma arara-azul com sinais de ser criada ilegalmente foi resgatada em um condomínio de prédios no setor Campinas, tradicional bairro da capital de Goiás, na tarde dessa segunda-feira (21/2).
A espécie, incomum nesta parte do estado, tinha o comportamento típico de animais silvestres criados de forma ilegal, segundo a gerente de fauna da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) de Goiânia, Isabela Saddi.
Um vídeo mostra o resgate, com o auxílio de uma rede.
Veja o vídeo:
“Esse animal com certeza foi criado por alguém em casa e acabou fugindo. A arara azul não deixa passar a mão fácil. Elas são bem arredias”, explicou a especialista, que também é veterinária. O animal também não tinha a anilha de identificação, que é usada em animais legalizados.
O pássaro foi avistado por moradores de um condomínio de prédios, que procuraram a Amma. O bicho passou o dia perambulando entre as sacadas dos apartamentos, árvores e até a área da piscina.
Captura
Após algumas tentativas frustradas, a arara foi capturada com a ajuda de uma moradora e dois servidores do órgão municipal.
O animal foi enviado para o Centro de Animais Silvestres (Cetas), onde será avaliado se tem condições de voltar para a natureza, ou se será encaminhado para algum zoológico ou criadouro científico.
A arara-azul é a maior ave brasileira e pode chegar a 1,5 kg. O bicho encontrado em Goiânia estava deixando de ser filhote e se tornando jovem, segundo Isabela Saddi.