metropoles.com

GO: após ataque de jacaré, município instala tela de proteção em lago

Um bebê de um ano e oito meses foi atacado por um animal na Lagoa Grande, em Porangatu, no norte goiano; criança segue internada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Semma Porangatu
goias telas lagoa grande
1 de 1 goias telas lagoa grande - Foto: Divulgação/Semma Porangatu

Goiânia – Depois que um bebê de um ano e oito meses foi atacado por um jacaré no município de Porangatu, no norte goiano, a prefeitura da cidade determinou a instalação de telas de proteção de pessoas na Lagoa Grande, onde o incidente ocorreu. A criança segue internada em um hospital da capital goiana.

O fato ocorreu na quarta-feira (23/6). A criança passeava com a babá às margens do lago, quando foi atacada e teve o antebraço dilacerado pelo animal. O menino foi socorrido e transferido de helicóptero para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Por meio de nota, a unidade de saúde informou, na tarde desta sexta-feira (25/6), que o paciente segue na unidade de terapia intensiva, com estado geral regular, consciente e respira espontaneamente.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Porangatu (Semma), a instalação das telas de proteção em pontos estratégicos da lagoa começou na quinta-feira (24/6). Também foram colocadas placas de advertência no local. O acesso à prainha da lagoa também foi bloqueado.

Ao G1, a prefeita da cidade, Vanuza Valadares (Podemos), declarou que existe um plano de revitalização da lagoa junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e, com isso, jacarés e capivaras serão remanejados a um local seguro para garantir a segurança de todos que utilizam o local como atividade de lazer.

“É importante esclarecer à população que quando há um aumento muito grande de animais silvestres, que acaba extrapolando o ambiente deles, já oferece riscos”, disse a gestora.

Ao portal local de Porangatu, da jornalista Sheilismar Ribeiro (SR), o médico veterinário Sebastião Júnior explicou que o jacaré pode atacar quando está chocando, para se alimentar e também para se defender. “Quando a fêmea está chocando, ela fica com os hormônios exacerbados e ataca para proteger os ovos e os filhotes. É necessário uma cerca de contenção ou a remoção desses animais e em casos mais extremos até o abate para evitar mais acidentes”, pontuou o profissional.

De acordo com o veterinário, ele já atendeu seis casos de cachorros que foram atacados por jacarés e, outros três de capivaras. No entanto, esse é o primeiro caso registrado na cidade de ataque a humanos, situação que chocou a população do município, já que consideravam o convívio harmônico entre moradores e animais.

Ataque

Ao médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe da criança relatou que a babá tirou o menino da boca do animal logo após o ataque, no momento em o bebê era arrastado para a água. O bebê foi socorrido inicialmente pelo Samu e levado ao Hospital Municipal de Porangatu.

Posteriormente, o menino foi encaminhado para Uruaçu e levado de helicóptero para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia.

Incidente

Por meio de nota, a Prefeitura de Porangatu lamentou o incidente e afirmou que, embora a espécie do réptil não apresente riscos aos humanos, é importante tomar cuidados e se afastar dos animais. Conforme a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (Semma), placas informativas foram solicitadas em maio deste ano para notificar turistas sobre cuidados com o passeio no local.

“No planejamento ambiental e no plano de governo, será feita a revitalização da Lagoa, na qual está incluída a logística do manejo de capivaras e jacarés”, diz o informe.

Ainda de acordo com a pasta, a praia da lagoa foi fechada ao público e a orientação é para que os cidadãos não acessem a área da orla e não alimentem os animais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?