metropoles.com

GO: Aparecida valoriza culinária “raiz” em festival gastronômico

Esta é a 15ª edição realizada em Goiás do concurso Comida di Buteco, que começa em 8 de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Roteiro dos melhores petiscos de boteco de Brasília
1 de 1 Roteiro dos melhores petiscos de boteco de Brasília - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Goiânia – Com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Turismo e Relações Internacionais, será realizado entre 8 abril e 8 de maio, o concurso Comida di Buteco. Esta é a 15ª edição realizada em Goiás e tem o objetivo de incentivar o trabalho de empreendedores familiares do segmento, além de valorizar a culinária “raiz” da região.

O evento foi lançado nessa quarta-feira (16/3), no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, em Aparecida, na região metropolitana da capital goiana. A reunião teve a participação de organizadores, patrocinadores e proprietários de bares e restaurantes que irão participar do maior concurso do tipo do Brasil.

Em Goiás, 49 estabelecimentos de Aparecida e de Goiânia serão desafiados a conquistar a clientela “pela boca”. Além de um prato inédito e saboroso, também serão avaliados outros três requisitos: atendimento, higiene e temperatura da bebida.

“Temos muito orgulho de receber o Comida di Buteco em nossa cidade. Há cinco anos entramos no concurso e até já ganhamos alguns prêmios. Essa iniciativa mostra que Aparecida tem bons estabelecimentos que muitos não conhecem”, disse o secretário executivo de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco.

Ainda de acordo com o secretário, o Comida di Buteco também representa oportunidade de trabalho e renda. “O setor foi muito prejudicado nos últimos dois anos com a pandemia. Agora, acreditamos que o concurso vai ajudar muito os empreendedores e consequentemente gerar novos postos de trabalho”, acrescentou.

Motivação

Para a organização do Comida di Buteco, os empreendedores que conseguiram manter as portas abertas durante a pandemia venceram um grande desafio. Agora, serão outra vez desafiados a apresentar o melhor que suas cozinhas podem produzir.

“Neste momento, após dois anos de muitas dificuldades, as pessoas estão carentes de entretenimento. O boteco é um lugar de socialização e também de referência gastronômica. Estamos apontando para os donos de botecos que é hora de ‘arregaçar as mangas’ e fazer o melhor para os clientes”, salientou uma das organizadoras do concurso, Maria Eulália Araújo.

Participam do Comida di Buteco desde sua criação estabelecimentos com história familiar. Em geral, são bares e restaurantes administrados pela mesma família há décadas. “Nosso objetivo é valorizar essas histórias, o trabalho dessas famílias e também a culinária ‘raiz’ local. Não trabalhamos com grandes redes”, pontou.

Comida di Buteco

O Comida di Buteco, segundo a organização, é um concurso que elege o melhor boteco do Brasil. Os estabelecimentos inscritos recebem material de divulgação e devem criar um prato que será avaliado pelo público em geral e pelo júri especializado.

A expectativa da organização do concurso é alcançar 45 mil votos nesta edição em Goiás. O boteco vencedor do circuito local irá disputar o título nacional posteriormente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?