GO: Aparecida valoriza culinária “raiz” em festival gastronômico
Esta é a 15ª edição realizada em Goiás do concurso Comida di Buteco, que começa em 8 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Turismo e Relações Internacionais, será realizado entre 8 abril e 8 de maio, o concurso Comida di Buteco. Esta é a 15ª edição realizada em Goiás e tem o objetivo de incentivar o trabalho de empreendedores familiares do segmento, além de valorizar a culinária “raiz” da região.
O evento foi lançado nessa quarta-feira (16/3), no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, em Aparecida, na região metropolitana da capital goiana. A reunião teve a participação de organizadores, patrocinadores e proprietários de bares e restaurantes que irão participar do maior concurso do tipo do Brasil.
Em Goiás, 49 estabelecimentos de Aparecida e de Goiânia serão desafiados a conquistar a clientela “pela boca”. Além de um prato inédito e saboroso, também serão avaliados outros três requisitos: atendimento, higiene e temperatura da bebida.
“Temos muito orgulho de receber o Comida di Buteco em nossa cidade. Há cinco anos entramos no concurso e até já ganhamos alguns prêmios. Essa iniciativa mostra que Aparecida tem bons estabelecimentos que muitos não conhecem”, disse o secretário executivo de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco.
Ainda de acordo com o secretário, o Comida di Buteco também representa oportunidade de trabalho e renda. “O setor foi muito prejudicado nos últimos dois anos com a pandemia. Agora, acreditamos que o concurso vai ajudar muito os empreendedores e consequentemente gerar novos postos de trabalho”, acrescentou.
Motivação
Para a organização do Comida di Buteco, os empreendedores que conseguiram manter as portas abertas durante a pandemia venceram um grande desafio. Agora, serão outra vez desafiados a apresentar o melhor que suas cozinhas podem produzir.
“Neste momento, após dois anos de muitas dificuldades, as pessoas estão carentes de entretenimento. O boteco é um lugar de socialização e também de referência gastronômica. Estamos apontando para os donos de botecos que é hora de ‘arregaçar as mangas’ e fazer o melhor para os clientes”, salientou uma das organizadoras do concurso, Maria Eulália Araújo.
Participam do Comida di Buteco desde sua criação estabelecimentos com história familiar. Em geral, são bares e restaurantes administrados pela mesma família há décadas. “Nosso objetivo é valorizar essas histórias, o trabalho dessas famílias e também a culinária ‘raiz’ local. Não trabalhamos com grandes redes”, pontou.
Comida di Buteco
O Comida di Buteco, segundo a organização, é um concurso que elege o melhor boteco do Brasil. Os estabelecimentos inscritos recebem material de divulgação e devem criar um prato que será avaliado pelo público em geral e pelo júri especializado.
A expectativa da organização do concurso é alcançar 45 mil votos nesta edição em Goiás. O boteco vencedor do circuito local irá disputar o título nacional posteriormente.