metropoles.com

GO: Aparecida promove exposição antirracista com obras de estudantes

Mostra tem maquetes, cartazes e outras obras produzidas pelos alunos, que remetem à vida dos povos originários antes da chegada de Portugal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
goias exposição antirracista aparecida
1 de 1 goias exposição antirracista aparecida - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, realiza nesta terça-feira (30/05), uma exposição sobre a luta antirracista nas escolas. A exposição é aberta ao público e acontece a partir das 8h30 no Espaço Multiuso, localizado no primeiro andar da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

A mostra reúne maquetes, quadros e textos produzidos por três instituições de ensino da rede pública de educação de Aparecida. As escolas receberam palestras anteriormente ministradas pela professora Maria Luiza Fernandes, da Coordenadoria e professores da Universidade Federal de Goiás.

“Buscamos conscientizar nossas crianças para que a futura geração seja antirracista e defensora desta causa. Em Aparecida estamos trabalhando arduamente para não ocorrer o que vimos nas últimas semanas na Espanha”, pontuou o prefeito de Aparecida Vilmar Mariano.

A campanha antirracista nas escolas faz parte das ações relacionadas a Lei 10.639/2003 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas de nível básico, fundamental e médio. Após as exposições serão iniciados os trabalhos de introdução à literatura negra nas escolas de Aparecida, para fomentar ainda mais os ensinamentos multiculturais brasileiros.

Para o coordenador de Igualdade Racial de Aparecida, André Luiz Barbosa, a escola tem um papel crucial na formação sem preconceito das novas gerações. “Uma educação antirracista combate ativamente toda e qualquer expressão de preconceito, além de valorizar a contribuição histórica africana na formação cultural do Brasil.O professor tem um papel muito importante no que se refere ao combate ao preconceito racial, pois, é um agente mediador e que intervévem nos casos de discriminação dentro das escolas”, pontua.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?