metropoles.com

GO: Aparecida promove encontro de conscientização sobre autismo

3º Encontro de Conscientização Sobre o Autismo do CAPSi Alegria mobilizou mais de duzentas pessoas para trocar vivências

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
autismo aparecida
1 de 1 autismo aparecida - Foto: Claudivino Antunes/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Goiânia – A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiás (SMS), na região metropolitana da capital goiana, realizou na manhã desta quarta-feira (6/4) o “3º Encontro de Conscientização Sobre o Autismo do CAPSi Alegria”. O evento celebrou o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, com o tema “Lugar de Autista É em Todo Lugar” e reuniu mais de duas centenas de pessoas no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping, para debater o assunto, divulgar a rede de atendimento, conscientizar as pessoas e derrubar preconceitos.

“Este é um momento de confraternização e apoio entre profissionais, pacientes e familiares com foco na conscientização para desmistificar preconceitos e valorizar a vida humana, suas facetas e vivências. Os autistas têm o direito de estar inseridos na sociedade e de serem respeitados e compreendidos”, afirmou a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori.

A coordenadora destacou que a rede da SMS atende aos pacientes autistas crianças e adolescentes, com acolhimento inicial sem necessidade de encaminhamento, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Alegria (CAPSi Alegria), na Rua 29, quadra 85 A, lote 13, na Vila Brasília.

Como conseguir atendimento

A gestora do CAPSi, Eurides Santos Pinho, explicou que “orientamos as pessoas que querem buscar esse atendimento ou tirar dúvidas para que nos liguem no número 3545-7006. Aí diremos quais documentos devem ser levados, marcaremos uma avaliação na unidade e faremos um acolhimento inicial para identificar as demandas, a proposta de tratamento, tanto para crianças e adolescentes, assim como o acompanhamento familiar, que é imprescindível para o sucesso e a evolução positiva do caso.”

Manhã de conscientização e carinho

O encontro, promovido pela Coordenação de Saúde Mental, começou com uma caminhada com profissionais da Saúde, pacientes da rede e seus familiares. Muitos usavam a cor azul, símbolo do autismo. Crianças movimentaram as atividades brincando num pula-pula e expondo pinturas, além de participar dos relatos e rodas de conversas. Houve, ainda, distribuição de panfletos educativos e depoimentos de familiares de pacientes sobre os desafios e vitórias vividos desde o diagnóstico do transtorno do espectro autista (TEA) até o tratamento e os resultados positivos obtidos.

Após os depoimentos, foi servido um lanche com cachorro-quente, pipoca, refrescos e doces. Ao longo do evento, que contou também com a presença de membros da Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas de Goiás (Afaag), os participantes tiveram à disposição estandes com orientações, atendimentos de auricoloterapia (Técnica terapêutica, semelhante à acupuntura, que ajuda a tratar problemas de saúde), rodas de músicas e de conversas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?