GO: Aparecida oferece recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos
Serviço público para coleta de objetos volumosos, estragados e fora das condições de uso no município pode ser solicitado por telefone
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), disponibiliza o Disque Busca, um serviço exclusivo que ajuda a manter a limpeza urbana da cidade e ainda contribui com a preservação do meio ambiente.
O serviço consiste no recolhimento de materiais domésticos, isto é, objetos que estão fora das condições de uso, como móveis e eletrodomésticos velhos ou quebrados. Só no ano passado, o Disque Busca atendeu 1,1 mil solicitações e recolheu 873 toneladas de material.
De acordo com a gestão municipal, o sofá velho continua liderando o número de objetos recolhidos em residências. Em seguida, aparece guarda-roupa, tanquinho, fogão e outros itens de uso doméstico – todos danificados ou fora das condições de uso. Itens como geladeiras, impressoras, ventiladores completam a lista.
Preservação do meio ambiente
O diretor de Resíduos Sólidos de Aparecida, Sávio Calaça, afirma que a destinação adequada de todo resíduo contribui com o embelezamento da cidade e preservação do meio ambiente. “O Disque Busca é um serviço que ajuda o cidadão a dar a destinação correta de móveis velhos e estragados. Além disso, ajuda com a limpeza urbana, preservação do meio ambiente e melhor visibilidade do nosso município. São vários benefícios atribuídos ao serviço”, destacou.
Depois de recolhidos por um caminhão da coleta seletiva, os materiais em condições de reaproveitamento são levados para as cooperativas de reciclagem do município, que empregam centenas de trabalhadores. Já aqueles objetos que são inutilizáveis são encaminhados para o Aterro Sanitário de Aparecida, que segue diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
Como solicitar
O Disque Busca funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e pode ser solicitado por meio do telefone 3545-6699, disponível também na plataforma do WhatsApp. É necessário que o solicitante informe os dados pessoais, o endereço completo e telefone para contato. Aberta a solicitação do serviço, as equipes do Disque Busca vão até a residência, no dia e horário agendado, para recolher o material dispensado pelo morador.