GO: Aparecida e Anápolis iniciam aplicação da vacina bivalente
Em ambos municípios, a vacinação começa pelos grupos prioritários e seguindo diretrizes do Ministério da Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Os municípios de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, e Anápolis, a cerca de 55 km de Goiânia, deram início à aplicação da vacina bivalente conta Covid-19, que protege a população contra diferentes variantes do coronavírus, incluindo a ômicron. As duas cidades somam mais de 60 postos.
A campanha de vacinação é nacional e, em Goiás, será realizada em cinco etapas. Na primeira, estão sendo vacinadas pessoas acima de 70 anos; a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais; imunossuprimidos e pessoas com deficiência a partir de 12 anos; além de indígenas, quilombolas e população ribeirinha, também a partir de 12 anos. A intenção é contemplar 90% do público-alvo nesta etapa no estado.
Inicialmente, Goiás recebeu do Ministério da Saúde 226,8 mil doses do imunizante bivalente. Dessas, 97 mil foram distribuídas para os municípios. As demais começaram a ser enviadas nesta semana. A fase 2 começará na próxima segunda-feira (6/3), visando pessoas a partir de 60 anos.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), 1 milhão de pessoas, a partir de 6 meses de idade, ainda não tomaram nenhuma dose de imunizante contra Covid-19.
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, a imunização ocorrerá em 36 postos, sem necessidade de agendamento. Os interessados podem procurar as salas de vacinação de Aparecida com documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Caso seja do grupo de imunossuprimidos é necessário também comprovar a condição por meio de laudo médico. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.
Aparecida recebeu 5.376 doses do imunizante bivalente da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo governo do estado. Cerca de 6.200 moradores fazem parte dos grupos prioritários desta primeira fase de imunização.
Além da vacina bivalente para grupos prioritários, Aparecida segue imunizando toda população contra a covid-19 com os tradicionais imunizantes. A vacinação de adolescentes, adultos e idosos ocorre nos 36 postos citados acima. Crianças de 6 meses a 12 anos são vacinadas na Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul; Santa Luzia; Bairro Cardoso; Veiga Jardim; e Bandeirantes. Não é necessário agendar o serviço.
Anápolis
Em Anápolis, os critérios para a vacinação seguem os estaduais. Na cidade, são 27 pontos de vacinação. Para receber a vacina, as pessoas que compõem o grupo prioritário devem ter recebido ao menos duas doses monovalentes com intervalo de quatro meses da última dose. “É importante frisar esse ponto. A bivalente só será aplicada em quem recebeu ao menos a primeira e segunda dose de qualquer um dos imunizantes utilizados, que são AstraZeneca, Pfizer, Janssen e Coronavac”, reforça a diretora Mirlene Garcia, da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela vacinação no município.