metropoles.com

GO: Anápolis realiza mutirão de limpeza em mais de 60 bairros

Gestão alerta que limpeza de lotes privados é de responsabilidade do dono. Caso serviço seja executado pelo município uma taxa será cobrada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Velasco/Prefeitura de Anápolis
goias limpeza urbana anapolis
1 de 1 goias limpeza urbana anapolis - Foto: Bruno Velasco/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – Em razão do período chuvoso, a vegetação na zona urbana do município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, aumentou bastante. A prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, declarou que vai intensificar as ações de limpeza a partir do próximo dia 15/2.

O serviço de capina e roçagem deve ser reforçado em lotes baldios, de natureza privada e áreas públicas. “Vamos voltar com os mutirões, escolher os bairros e determinar as datas”, afirma o diretor de limpeza urbana, Yan de Castro. O serviço de roçagem em terrenos vazios será realizado em mais de 60 bairros da cidade neste mês.

Ao todo, trabalham 13 equipes responsáveis pela limpeza da cidade. São oito na roçagem manual – pessoas com máquinas nas costas – e um trator de pequeno porte, que ficam por conta de canteiros centrais, avenidas, prédios públicos, Cmeis e escolas; nove tratores destinados aos bairros; e mais cinco equipes que fazem o trabalho nas praças e parques. “Lembrando que, de acordo com o código de postura, a capina e roçagem de calçadas e lotes abertos que parecem abandonados é de responsabilidade do proprietário”, diz o diretor.

De acordo com ele, a obrigação do órgão é cuidar das áreas públicas, praças, canteiros, avenidas e órgãos públicos. “Fazemos a manutenção dos particulares pela inércia do proprietário, sujeito à cobrança por metro quadrado. Não é bem uma multa, é uma cobrança de capina e roçagem que vai lançada na inscrição imobiliária”, explica Yan. “No caso de um lote aberto de 300 metros, é cobrado R$ 0,51 o metro quadrado. Esse valor também é estipulado no código tributário e aprovado na Câmara Municipal.”

A gestão municipal ressalta que a importância de se manter tanto as áreas públicas e particulares limpas e cercadas é de evitar vetores de contaminação como cobras, escorpiões, lagartos, caramujos e o próprio mosquito da dengue por conta do acúmulo de lixo e de entulhos. “Então acaba que quando o lote está com mato, ele está aberto e vira um bioma para todos esses vetores de transmissão de doenças. A importância é realmente manter limpo porque a limpeza é uma questão sanitária e está diretamente direcionada à saúde”, alerta.

Se você identificar algum lote em seu bairro com mato alto, pode solicitar o serviço de roçagem pelo aplicativo Mais Anápolis ou pelo 156.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?