metropoles.com

GO: Anápolis lança projeto ambiental de preservação de nascentes

Programa Adote uma Nascente pretende estimular a participação da sociedade civil na gestão dos recursos hídricos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Prefeitura de Anápolis
adote uma nascente anapolis
1 de 1 adote uma nascente anapolis - Foto: Arquivo/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – Para incentivar e apoiar medidas de preservação de nascentes no território, o município de Anápolis, a 55 km da capital goiana, deu início ao programa Adote uma Nascente. A iniciativa pretende estimular a participação da sociedade civil na gestão dos recursos hídricos, promover ações com a participação do poder público, dos usuários e das comunidades.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, no dia 5 de outubro, baseado na Lei nº 4.108/2021, que institui programa Pró Água. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Fabrício Lopes, “a criação desse projeto é uma medida para buscar cada dia mais a segurança dos nossos recursos hídricos e garantir novos produtores de água no futuro.”

Além disso, pretende integrar as ações do Pró Água com as demais políticas, planos e projetos, públicos e privados, relacionados ao meio ambiente no município de Anápolis.

Poderão ser colaboradores do Adote uma Nascente órgãos e entidades públicas ou privadas, e pessoas físicas ou jurídicas, que estejam dispostos a colaborar, voluntariamente, com recursos, serviços ou doações de materiais para a manutenção de uma ou mais nascentes. O interessado em participar deve apresentar propostas que, caso aprovadas, contarão com a orientação técnica da Secretaria.

Caberá à pasta efetuar o planejamento das ações do programa; fomentar parcerias com instituições públicas ou privadas; captar recursos financeiros para financiar ações e atividades, supervisionando e coordenando a sua aplicação; e analisar e emitir parecer sobre propostas de interessados em colaborar.

O órgão municipal também deve incentivar a participação de organizações técnicas e de ensino e pesquisa, com o objetivo de subsidiar ações de preservação de nascentes; celebrar e administrar convênios e contratos; promover a divulgação dos dados; implantar e gerir banco de dados das nascentes cadastradas; e expedir instrução normativa sobre os procedimentos de implementação e funcionamento do programa.

Com informações da Prefeitura de Anápolis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?