metropoles.com

GO: Anápolis estabelece fluxo de atendimento para pacientes com dengue

Medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera e aliviar a carga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alair Mafra de Andrade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Prefeitura de Anápolis
imagem colorida acao coletiva de combate a dengue anapolis
1 de 1 imagem colorida acao coletiva de combate a dengue anapolis - Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis

Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, estabeleceu um novo fluxo para otimizar o atendimento aos pacientes da rede municipal de saúde, respondendo ao aumento dos casos de dengue que pressiona o sistema. De acordo com a gestão municipal, a iniciativa começou na sexta-feira (23/2) e seguirá pelo tempo que for necessário.

Agora, para agilizar o processo, é oferecido um serviço de orientação e transporte na UPA Alair Mafra de Andrade, destinado a pacientes com sintomas leves ou quadros de menor complexidade.

Essa medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera e aliviar a carga na unidade de pronto atendimento. Todos os cidadãos que procuram a unidade passam por uma triagem médica, que pode recomendar a transferência para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, assegurando um atendimento mais rápido para todos.

Os veículos utilizados para o transporte estão equipadas com um profissional técnico de enfermagem para oferecer suporte aos pacientes até a chegada à uma das unidades básicas. A partir desta segunda-feira (26/2), o serviço operará das 7h às 22h.

Pacientes com quadro provável de dengue, após avaliação médica, poderão ser encaminhados para uma das seis unidades de referência especializadas no atendimento. São elas: Bairro de Lourdes, Vila União, Vila Norte, Filostro Machado, Parque Iracema e Maracanzinho (perfil pediátrico).

“Com esse transporte, visamos criar um fluxo organizado que alivie a pressão sobre a UPA. Há um hábito comum de buscar atendimento na unidade de pronto atendimento, na expectativa de rapidez, o que acaba sobrecarregando o sistema de saúde. Com isso em mente, implementamos essa estratégia de transferir e realocar pacientes com casos mais leves para a nossa unidade de hidratação, buscando um atendimento mais eficiente”, explica a secretária de Saúde, Elinner Rosa.

É importante destacar que, se o quadro clínico do paciente não corresponder a dengue, ele será encaminhado para a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Em todas as situações, o transporte também assegura o retorno do paciente à UPA Alair Mafra.

Canal de atendimento

O paciente que precisar realizar exames também poderá solicitar seu agendamento através do ZAP da Prefeitura na opção “Serviços da Saúde”, em seguida a opção 4 (Dengue-Agendamento de exame).

O acesso retornará prontamente com local e horário de realização. Esse canal pode ser acessado através do site da Prefeitura Municipal: anapolis.go.gov.br ou pelo telefone (62) 3902-2882. Além disso, por esse mesmo caminho, a população pode solicitar informações sobre a dengue e também será criado o Dengue-Denúncia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?