GO: Anápolis capacita mais de mil pessoas no primeiro semestre de 2024
Cursos são ofertados em diversos locais, incluindo o Espaço da Oportunidade, o Centro de Formação Profissional (Cenfor) e parceiros
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – O município de Anápolis, a cerca de 55 km da capital goiana, celebra a qualificação profissional de seus cidadãos. De acordo com a gestão municipal, o primeiro semestre de 2024, 1.024 pessoas foram certificadas em um dos mais de 35 cursos gratuitos, marcando um importante passo para o desenvolvimento da mão de obra local.
Os cursos contam com uma duração média de 45 dias e carga horária entre 60 e 80 horas, abrangem diversas áreas, como gestão financeira, auxiliar de recursos humanos, técnicas em vendas, desenvolvimento pessoal e profissional, manicure e pedicure, informática, mecânica de motocicletas, maquiagem profissional, design de sobrancelha, cuidador de idosos, eletricista, culinária e confeitaria, entre outros.
Eles são ministrados em locais como o Espaço da Oportunidade, os Centros de Formação Profissional (Cenfor) e instituições parceiras, ampliando o acesso à formação profissionalização da população. A iniciativa de capacitação profissional tem 1.547 inscritos.
A disponibilização de qualificação reflete nos dados recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal. Anápolis teve, em maio deste ano, o maior saldo da história na geração de empregos. Foram 967 postos de trabalho formais criados no município, saldo de 6.581 contratações e 5.614 demissões. O número foi 395% maior que o do mesmo período do ano passado.
Com o resultado de maio, Anápolis chega a 4.874 vagas abertas nos primeiros cinco meses do ano, outro recorde histórico.
A indústria foi o grande destaque. O setor fechou maio com saldo positivo de 632 vagas, o maior da série histórica do Novo Caged. Os serviços ficaram em segundo lugar, com 165. Construção, com 155, e comércio, com 34, também tiveram resultados positivos.
“Este desempenho destaca o impacto positivo das políticas de qualificação profissional da prefeitura, que visam fortalecer a economia local e proporcionar melhores oportunidades de emprego para os cidadãos de Anápolis. O investimento em educação e capacitação está demonstrando resultados concretos, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município”, pontua o prefeito Roberto Naves.
Com informações da Prefeitura de Anápolis