metropoles.com

GLO: passageiros, bagagens e cargas poderão passar por revista

A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) entrou em vigor nessa segunda-feira (6/11) e permite atuação das Forças Armadas em aeroportos e portos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Aeroportos lotados em São Paulo
1 de 1 Aeroportos lotados em São Paulo - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que entrou em vigor nessa segunda-feira (6/11) e permite a atuação das Forças Armadas em aeroportos e portos do Rio de Janeiro e de São Paulo, especificamente no combate ao crime organizado, poderá ter, entre suas ações, a revista de passageiros, bagagens e cargas . A possibilidade foi confirmada nesta quarta-feira (8/11), pelo major-brigadeiro Luiz Guilherme Magarão, comandante da operação pela FAB.

“O decreto prevê que a Força Aérea Brasileira atue junto a outros órgãos no reforço à segurança e no combate a ilícitos como o transporte de drogas e armas. Nós temos designados 600 militares. Esse efetivo está dividido nos aeroportos de Galeão e Guarulhos. Nós poderemos sim participar de revistas aos passageiros, a cargas, a bagagens”, afirmou o major.

Magarão ressaltou, no entanto, que não há a intenção de prejudicar a rotina dos aeroportos. “Estamos ainda no início. Estamos preocupados com os passageiros. Não queremos interferir na rotina deles nem no fluxo das aeronaves”, completou.

O militar destacou que ainda não houve qualquer tipo de apreensão ou autuação por parte da Aeronáutica desde o início da GLO.

Combate ao crime organizado

O uso das Forças Armadas ocorre em três portos e dois aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A medida vale até maio do ano que vem. Serão, ao todo, 3,7 mil militares atuando na GLO e no monitoramento das fronteiras do país: só da Marinha, são 1,9 mil.

A ideia é principalmente o combate ao crime organizado, e a expectativa é que a presença dos militares dificulte a circulação de armas, drogas e criminosos pelos terminais de passageiros e de cargas de dois dos estados mais ricos e populosos do país.

Portos e aeroportos afetados

  • Porto do Rio de Janeiro;
  • Porto do Itaguaí (RJ);
  • Porto de Santos (SP);
  • Aeroporto Internacional do Galeão (RJ);
  • Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

A atuação será realizada de forma articulada com órgãos de Segurança Pública, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?