metropoles.com

Gleisi volta a criticar TSE e diz não saber se Moraes ouviu sua fala

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann criticou a Justiça Eleitoral defendendo o fim do TSE durante sessão na Câmara e foi rebatida por Moraes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Deputada Federal Gleisi Hoffmann durante CPI do MST - metrópoles
1 de 1 Deputada Federal Gleisi Hoffmann durante CPI do MST - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), voltou a criticar a Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (22/9) e disse que o ministro Alexandre de Moraes foi “impelido” a sair em defesa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nesta quarta-feira (20/9), a petista já tinha afirmado que o Brasil “não pode ter uma Justiça Eleitoral” e que o país é “um dos únicos lugares no mundo” com uma Corte eleitoral, o que ela classificou como um “absurdo”.

Em entrevista a jornalistas no Recife (PE) nesta sexta, a deputada federal afirmou que as suas declarações foram retiradas de contexto.

“Fiz uma crítica muito dura à Justiça Eleitoral, especificamente ao corpo técnico da Justiça Eleitoral, que reiteradamente não se atém aos aspectos técnicos da prestação de contas. Coloca a vontade, faz interpretações e fere a jurisprudência. Reclamam dos partidos políticos e dos valores das multas, mas nós temos um custo da Justiça Eleitoral. É três vezes quase o que custa a campanha eleitoral. Numa democracia como nós estamos, qualquer instituição é passível de crítica e de ser discutida”, afirmou Gleisi.

As falas de Gleisi Hoffmann foram respondidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE. Nesta quinta-feira (21/9), Moraes disse que as declarações da presidente do PT foram “agressões infundadas”. Por sua vez, a deputada federal disse não saber se o presidente da Corte Eleitoral teve a “condições de ouvir” seu posicionamento.

“Respeito o posicionamento dele. Ele foi impelido a fazer uma defesa da Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral, nesse calor dos debates. Mas em cima do que a mídia soltou da interpretação da minha fala.”

Entenda

Na quarta (20/9), Gleisi criticou o funcionamento e atuação do TSE durante sessão da Câmara dos Deputados.

“Um dos únicos lugares que têm Justiça Eleitoral do mundo é o Brasil, o que já é um absurdo”, afirmou Gleisi Hoffmann.

A petista disse que não era “exequível” o pagamento das multas aplicadas aos partidos que descumprem com as regras eleitorais.

Moraes então saiu em defesa da Corte que preside. Em nota, o ministro classificou as declarações da deputada federal como “errôneas”.

“A Justiça Eleitoral atua com competência e transparência, honrando sua histórica vocação de concretizar a Democracia e a autêntica coragem para lutar contra as forças que não acreditam no Estado Democrático de Direito e pretendem obstar que atue no sentido de garantir o cumprimento da Constituição Federal e da legislação”, destacou Alexandre de Moraes.

Sindjus

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e Ministério Público da União no DF (Sindjus) publicou uma nota em repúdio às declarações da dirigente do PT nesta sexta-feira (22/9). O Sindjus disse que o posiconamento de Hoffmann demonstra “total desconhecimento” sobre o TSE.

“Ao criticar a Justiça Eleitoral e insinuar que “algo estaria errado” no fato de o Brasil ser o único país a ter esse sistema constituído, a deputada demonstra total desconhecimento sobre a importância e a relevância desse ramo da justiça para o exercício da cidadania e a democracia brasileira”, afirmou o sindicato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?